terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Queijo como ícone das Beiras

O Queijo foi eleito o produto de referência para iniciar a actividade deste fórum. A razão é simples, constitui na nossa opinião um dos expoentes que deriva das características e qualidades ímpares da paisagem e dos recursos naturais e endógenos das Beiras.
Este ícone conjuga toda uma diversidade e valorização da ovelha "raça bordaleira (Serra da Estrela)" com todo o seu rico património genético a par da qualidade dos pastos com uma abundante biodiversidade típica destes prados de montanha. Eis que a sinergia destes factores e que resulta na produção de um leite de características peculiares se faz com a junção do cardo (Cynara cardunculus) que através de uma acção enzimática cria uma estrutura, aroma e sabores sublimes.
É também razão para escolhermos o Queijo para iniciarmos esta actividade, porque a ESAViseu está a aprender a fazer o queijo da SERRA, pela mão da D. Maria da Luz e com a vontade de todos, alunos e dos docentes e que seguramente com a vontade que estão a demonstrar daqui a pouco tempo posso apostar que estaremos a fazer do melhor queijo SERRA do Mundo a par de muitos outros produtores da Região com quem também temos muito a aprender. Queremos engrandecer este ícone juntando saber científico aos saberes tradicionais... esse será o nosso papel no futuro posso garantir, porque assino por baixo.

1 comentário:

  1. Foi com grande heterogenidade cultural e fonética que em mais uma tarde de Sexta-feira, se realizou o fabrico de um dos ícones da Beira, o queijo da SERRA. Do Allgarve passando pela Vila dos Gamas, o Oeste à Pérola do Atlântico e á Nobre Beira, foi uma sinergia de pessoas e culturas em volta de um produto de referência da região e de Portugal.
    Até uma próxima

    José Luis Catarino

    ResponderEliminar