sexta-feira, 26 de março de 2010

Explosão Primaveril


Hoje sinto uma enorme necessidade de escrever…
Talvez seja ansiedade, pela visita que o Arbutus do Demo vai receber hoje o Pré –Escolar do Concelho de Viver Nova Paixão – Vila Nova de Paiva. Onde tudo foi pensado ao mais pequeno pormenor.
Cerca de 130 crianças se preparam para entrar num requintado e rural Parque Botânico e onde vamos colocar mãos-à-obra.
Aqui todos os sentidos são postos à prova, e ninguém melhor que as crianças, onde tudo desperta a sua curiosidade. Fluem odores desconcertantes, que nos orientam para um universo paralelo, sem limites. Esse mundo apresenta-se com sensações à flor da pele e requer algum tempo para saborear este pequeno tesouro que vai fervilhando por entre estas Terras do Demo.
Esta visita terá concerteza um sabor diferente, tal como todas as outras o tiveram, mas esta será reflectida como a primeira da última. Será diferente de todas as outras e só para vos deixar curiosos imaginem 130 crianças equipadas de galochas e impermeáveis dispostos a deitar as sementes à Terra, de forma a iniciar-se o processo de Criar Vida… Quase que vai parecer o “Vamos Plantar Portugal”!!
O Arbutus do Demo apresentava um plano de actividades adequado para diferentes níveis de escolaridade do ensino com propósitos pedagógicos, técnico-científicos e lúdicos, com vista à sensibilização dos mais novos para as questões da preservação do ambiente e da biodiversidade, apelo à criatividade e o despertar o sentido da curiosidade.
As respostas a muitas questões serão dadas no espaço.
Um obrigado muito especial à Educadora Natércia Magalhães, que desde sempre entendeu este projecto, este Parque Botânico Arbutus do Demo, como uma mais valia para as crianças deste Concelho.
Ficarão no livro de memórias deste Arbutus do Demo gravados os sorrisos, as gargalhadas, a alegria e a energia contagiante destas crianças.
O verdadeiro tesouro está na natureza, na riqueza e diversidade de paisagens e espécies ocultas nesta calma tão sulista…

Sem comentários:

Enviar um comentário