terça-feira, 18 de maio de 2010

CTR+Alt+Del...para iniciar ou desbloquear!

Este código criado na década de 1980 por David Bradley, um dos engenheiros da IBM que se tornou um "icone cultural" , está muito em voga no últimos dias na ESAV. E qual a razão? Porque ao que parece um "douto" da Escola, lembrou-se de intitular uma comunicação enquadrada nos caminhos do futuro da Viticultura e Enologia com esta triologia. Relembro quando o Luis Leocádio, organizador deste congresso, me abordou de uma forma preocupada porque, o título da minha comunicação, entretanto enviado por mail, havia sido desformatado e transformado em siglas. Julgo até que, mais preocupado terá ficado quando lhe respondi que o título era mesmo assim. Qual o propósito? Testar os limites da organização ou do orador? As duas coisas. Por um lado ver até que ponto a organização aguentava a parada e confiava no docente. Por outro lado, esperar poder ter algum tempo para preparar de raíz uma comunicação cuja fasquia está alta. Mas não contente o jovem Leocádio julgou oportuno afirmar a um jornalista da Gazeta Rural, no âmbito da divulgação do evento, que será uma comunicação na qual se deposita grande expectativa. Não vou então desvendar o que me passa pela cabeça neste iniciar da comunicação para não preocupar a organização que, terá seguramente já muito com que se preocupar. Vamos apenas desmistificar o título. O Ctr+Alt+Del correspondem aos comandos com que todos os dias início o meu trabalho sobre o qual aplico a minha password. Mas podem igualmente corresponder às palavras ConTRolar, ALTerar e DELete (apagar) que se aplicam ao património genético vitícola e enológico das videiras e leveduras que contribuem para o produção e valorização de um outro ícone cultural, o vinho. Para tudo isto usa-se também uma nova vertente da ciência, a Bioinformática, que poderá e deverá ser cada vez mais "Ecoinformática". No fundo usar esta ferramenta para uma produção mais sustentável e até amiga do ambiente. Curiosamente, Viseu contribui com vários programadores Bioinformáticos que desenvolvem os seus trabalhos no Biocant, um dos expoentes nacionais na área da biotecnologia, com a vantagem de poderem estar a trabalhar diariamente em casa e contribuirem directamente de Viseu para o Mundo Científico. Quanto ao .eu do título, sigla de europeu, em detrimento de pt, irei referenciar uma pesquisa feita sobre as proteases aspárticas da Vitis vinifera e qual o seu potencial de aplicação no que respeita, designadamente, às mudanças climáticas que estamos a assistir. Por hoje já pensei no primeiro Slide e para isso agradeço desde já a colaboração do Designer de serviço, Paulo Medeiros. Amanhã se verá de onde virá a inspiração! Já me esquecia que este foi o título igualmente sugerido por mim para a designação da empresa da minha irmã, na área do ConTRolo DE ALimenTos.

Sem comentários:

Enviar um comentário