terça-feira, 11 de maio de 2010

O Futebol como Religião, o Cristianismo como prática


A caminho da Agrária para ultimar o dia de trabalho, assistia ao descrever do dia do Papa feito pela TSF. E as semelhanças com os dias dos grandes jogos era por demais inevitável, culminando a crónica com... vamos esperar casa cheia logo mais ao cair da tarde, onde já se encontram adeptos com cachecóis do Benfica e o CR (Cardeal Ratzinger) encontra-se a descansar na nunciatura apostólica, (como que a preparar a táctica para o grande Jogo). Esta marca CR protegida por direitos de autor, mostra a estreita ligação entre o Cristianismo e o futebol, a questão dos número 7, 9 ou 13 é um mero adereço. O Jesus como o nosso campeão só veio ajudar à missa e se este fosse 33º título do Benfica (falta apenas um) aí poderemos dizer quase em uníssono, foi a conta que Deus fez. Como se não bastasse emseguida ficou o Domingos(dia santo) com a equipa da cidade dos Arcebispos. Mas vamos ter em atenção que o Pinto da Costa e a Fernanda (FCP mas ao invés) não irão ficar quietos e poderá que o feitiço se vire contra o feiticeiro e para o ano tenhamos o Papa Bento a ganhar o campeonato. Estamos a assistir a um voltar da história, com o futebol e a religião a encarnarem a enorme revolta que vai seguramente dentro de muitos de nós, nestes tempos difíceis que se avizinham. Contudo, esta história precisa de ser reinventada para que não caíamos em tentação, livrai-nos Senhor Amén.

2 comentários:

  1. Caro Paulo,
    Permita-me a simplicidade nas palavras e o quebrar do gelo neste meu comentário.
    A visão do futebol e a igreja são para mim com todo o respeito, exemplos de como o Homem cria para destruir e para não acreditar. Somos racionais e audazes na forma como evoluímos mas tão pouco corajosos na forma como controlamos toda essa nossa criação. Gostava de deixar a minha ideia e a comparação de alguns pontos entre o futebol e a igreja.
    A primeira iniciou de forma amadora para ocupar os mais desportistas e os mais atletas numa actividade colectiva e que educava a sua postura na sociedade e vivencia entre os seus semelhantes. O desporto foi a forma saudável que o Homem encontrou para educar para a vida e para a disciplina da sobrevivência.
    A segunda apareceu com um amador, que acreditava no poder supremo e na necessidade de que o Homem necessitava de um ser superior para se orientar e para procurar forças para a sua sobrevivência. Vivei e deu todo o seu valor ao Mundo e aos que o acompanharam, como um bom colega de equipa.
    Os dois exemplos são gloriosos pelos valores e pelas mensagens que passam ainda nos nossos dias aos nossos jovens, contudo estão distorcidas na realidade actual e não procuram os mesmos valores de outrora.
    O futebol pensa em milhões e milhões e o pilar da sua existência que era a promoção da saúde de cada um e a actividade colectiva estão postos de parte.
    A igreja mostra cada vez mais o seu poder e a sua força espiritual mas não adapta a sua riqueza as necessidades e dificuldades dos nossos dias.
    Os jogadores gastam fortunas em casas e carros e o Vaticano em carros e Catedrais;
    Os jogadores são solidários com as causas mais nobres e o Vaticano apela a ajuda de todos;
    Os jogadores só pensam na sua auto-estima e o Vaticano em valores como o Ouro e vestes supra-valiosas;
    Os clubes gastam o dinheiro que deveria ser para a formação de jovens atletas nas suas equipas de 2 e 3 divisão e o Vaticano em luxúrias que não dão pão para a boca de ninguém.
    Quais são verdadeiramente os nossos valores, o que queremos e quem queremos enganar com tanta luxúria e tanta fome mesmo ao lado. Não sou contra nenhum dos elementos que refiro anteriormente mas com cristão e adepto de futebol, gostaria de ver mais, muito mais pois o que vejo sabe a tão pouco…
    Hugo Trinadade

    ResponderEliminar
  2. ... dou por mim às quase duas da madrugada estranhamente a comentar num blog um assunto que para muita gente incluindo eu ,já farta ,haja PACIÊNCIA !!!andamos vai pra três meses a falar diáriamente dum assunto que se resume a quatro dias e alguns milhoes de euros gastos !!!como se não bastasse ainda faz uns trocadilhos com assuntos de extrema importância como é o futebol !!!!! :) ho professor !!!!não havia nessexidade !vamos mas é comentar as escolhas do professor QUEIRÓS !!!
    PS - SE CALHAR POUCOS entenderam o seu FUTEBÓLICO que é como quem diz ,uma mistura de futebol com católico....

    PALAVRA DO SENHOR ...

    LZE

    ResponderEliminar