domingo, 27 de março de 2011

O Potencial Humano da ESAV...é "enormous"!



Não tenhamos quaisquer dúvidas que, a ESAV possui um enorme potencial em recursos humanos, atendendo a que é uma instituição nova, e não estamos a falar apenas de docentes...também incluimos os alunos. Fruto da sua iniciativa, estes permitiram angariar um conjunto de protocolos com Cãmaras, designadamente Mangualde, Santa Comba Dão, Viseu, empresas das quais destacamos a hortitrelva e muitos mais vêm a caminho. Sou apologista de fazermos protocolos com objectivos definidos e é exactamente isso que se está a passar. Não nos podemos esquecer que eles terão algumas limitações e, nós os docentes também, mas uma vontade hercúlea pode e tem que nos servir de mote para sermos competentes em conjunto. Este ano juntou-se um grupo de três alunas de Erasmus provindas da Polónia, a Malgorzata, Paulina e Suzanna. Está a revelar-se uma verdadeira prova dos nove para o curso de Ecologia e Paisagismo, e colocamos a fasquia bem alta. Fazer um projecto de requalificação da Lagoa das Garças e do espaço adjacente, que culminará numa proposta a entregar à autarquia de modo a sensabilizar os responsáveis para a verdadeira potencialidade e unicidade daquele espaço. Para este designio contamos com os docentes e alunos da ESAV, a autarquia, empresas como a Hortirelva, consultores como o Eng. Miguel Tiersonnier, associações, ... e todos aqueles que se quiserem juntar. No desafio está incluido o desenvolvimento de um edificio que terá que se integrar na paisagem de uma forma natural e tentarmos unir e combinar a vertente lúdica com a da preservação da natureza. Este é um sonho que alimento há varios anos e que parecem estar reunidas as condições para levar por diante uma discussão pública e um debate de ideias, antes que esteja tudo decidido. A propósito do programa Erasmus, registo que é possivel uma situação que defendo há muito. As alunas poderem inscrever-se em unidades curriculares de outras Escolas do IPV. Porque não incentivar esta modalidade para os nossos alunos. Permitiria também os docentes das diferentes Escolas conhecerem-se melhor e reconhecerem qualidades nos seus pares e poderem desenvolver projectos mais abrangentes.

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