sábado, 26 de março de 2011

Sobreiro Árvore Nacional de Portugal

Há algum tempo que tive conhecimento deste veiculo de comunicação pelo professora Paulo Barracosa  que mo deu a conhecer e lançou o desafio para contribuir com alguns post's confesso que já foram várias vezes que tinha temas para escrever algo aqui e dar o meu contributo, esse dia chegou hoje.

Como devem ter reparado no titulo Sobreiro Árvore Nacional de Portugal é uma iniciativa lançada em Outubro de 2010 pelas associações ATN- Associação Transumancia e Natureza e a Árvores de Portugal para alguns de vós será a primeira vez que houvem falar em tais associações a ATN é a minha entidade patronal desde 2009 e nem todos os Eng Florestais tem que trabalhar propriamente no sector puro florestal também o podem fazer no sector mais generalista da conservação da Natureza que tem sempre a componente florestal associada.

Podem ler mais sobre a Iniciativa no blog Sobreiro Portugal para ficarem a perceber o que se pretende com esta iniciativa, mas em duas linhas pretende-se eleger o sobreiro como árvore nacional para ganhar outro estatuto de protecção uma vez que actual legislação é muitas vezes atropelada por projectos de interesse público os vulgares Pin's.

Para isso  lembrei me de escrever aqui para dar a conhecer a iniciativa e apelar aos interessados a assinar  e a divulgar a petição para levar este assunto a assembleia da República para ser discutido.

Faz parte das escolas sensibilizar os alunos a serem mais activos como cidadãos, esta é uma causa que tem que ser de todos, pois somos o maior produtor de cortiça do mundo associado a este produto estão em causa muitos postos de trabalho.
 O sobreiro da foto encontra-se na reserva Faia Brava e estima -se que tenha 500 anos, está classificada como árvore de interesse público.

Fica o convite para virem visitar o sobreiro e a restante paisagem.
Espero voltar a escrever aqui em breve

Sem comentários:

Enviar um comentário