quarta-feira, 6 de abril de 2011

JARDINEIROS EM MINIATURA NUM MUNDO DE SABORES, CORES E AROMAS














ARBUTUS DO DEMO

Dias de Sol e novo fôlego se pode tomar para continuar a acompanhar o ritmo do tempo.

E que seja generoso o correr dos nossos dias...

Contemplativa, rendo-me à efemeridade dos bons momentos que ainda vamos vivendo neste pequeno tesouro que vai fervilhando por entre estas Terras do Demo... Mais um projecto lançado e aprovado para todas as crianças do Pré-Escolar do Concelho de Vila Nova de Paiva - "Jardineiros em Miniatura - Crescer Com a Natureza".

Este Mundo dos sabores, cores e aromas faz parte do quotidiano das plantas, que não pode viver sem ele. No fundo é a linguagem das Plantas, a forma como elas comunicam com as outras plantas, os animais e até o homem. Vamos percorrer a Horta Biológica, em busca da nossa salada preferida, de um doce de abóbora ou até dos morangos para a sobremesa.

Nesta terra famosa pela sua gastronomia, este jardim “saboreia-se”, permitindo também que se “deguste” com prazer o que lhe é apresentado. Celebremos a Horta Biológica, os produtos hortícolas e a alimentação saudável.

Entre plantações, sementeiras e colheitas vamos criar uma pequena horta repleta de aromas, cores e sabores: aprender a tratar das flores e das plantas aromáticas e medicinais, ver crescer e, no final, saborear o recolhido. A implementação deste projecto será diferente de todos os outros que alguma vez já vimos ou criámos. Para vos deixar curiosos imaginem 130 crianças equipadas de galochas e jardineiras dispostos a deitar as sementes à Terra, de forma a iniciar-se o processo de Criar Vida… Quase que vai parecer o “Vamos Cultivar e Fazer Crescer Portugal”!!

O Arbutus do Demo pretende apresentar um plano de actividades adequado para diferentes níveis de escolaridade do ensino com propósitos pedagógicos, técnico-científicos e lúdicos, com vista à sensibilização dos mais novos para as questões da preservação do ambiente, da ecologia e da biodiversidade, apelo à criatividade e o despertar o sentido da curiosidade. As respostas a muitas destas questões serão dadas neste espaço onde se perfilha um sentimento ecológico pela natureza.

No projecto “Crescer com a Natureza”, os alunos do Pré-Escolar de Vila Nova de Paiva, visitam o Parque Botânico Arbutus do Demo uma vez por semana, durante parte do ano lectivo (Março – Julho), participando activamente na criação de uma Horta Biológica, seguindo e aprendendo todo o processo de crescimento e maturação dos produtos cultivados.

A comunhão entre as Crianças e a Natureza é, cada vez mais, procurada pelos educadores. A ligação que se estabelece entre os mais novos e os ecossistemas que nos rodeiam são uma ferramenta fundamental para o crescimento e para uma educação saudável, com o intuito de facilitar e aproximar todas as partes envolventes neste universo educativo. A questão da confecção e degustação de produtos elaborados a partir da transformação dos hortícolas, doces e compotas, chás, eventualmente queijo, etc….

Basicamente, pretende-se permitir aos educadores interagirem com as crianças, durante um processo de desenvolvimento participativo e em relação com a Natureza no qual todos sentem que estão a crescer, de forma a poder-se cimentar a sua relação com os seus protegidos e com o Arbutus do Demo.

Já arrancou o projecto, e agora ninguém nos vai parar, ao contrário do resto do País, estamos motivados!! As crianças, segundo o feed-back, de alguns pais e educadoras, ás 6.ªf's saltam da cama e procuram logo as suas galochas: "hoje vamos escavar para o Arbutus...", "agora já somos jardineiros...", palavras proferidas com grande animação e entusiasmo. Proporcionamos aos mais novos actividades que pretendem potenciar aprendizagens, desenvolvendo a criatividade e a capacidade de expressão. Tudo partindo de experiências de trabalho de grupo e do contacto com a Natureza.

Banhados por uma luz diáfana, que se estendiam naquele inicio de manhã sobre o Arbutus do Demo, que gerara uma atmosfera irrepetível. Não tanto pelo efeito directo da Natureza que nos acolhia (ao qual ninguém conseguia ficar indiferente), mas pela boa-disposição, pelos sorrisos, pelas corridas inesperadas e pela familiaridade dos afectos que destilaram e me embriagaram a alma de paz.


Vivi o momento e já tenho saudades...

Até dia 8 de Abril.

1 comentário:

  1. As saudades que já tinha de escutar as estórias da Alexandra acerca do Arbutus do Demo e das envolvências, em especial com os nossos já conhecidos "traquinas" de Vila Nova de Paiva. Curiosamente, hoje foi publicado no Diário de Viseu um noticia sobre o reconhecimento dos deputados de Viseu à Assembleia da República, em relação aos investimentos que a autarquia tem realizado e à forma como tem incutido uma contenção com conta, peso e medida. Pena foi que não tivessem dado mais um pequeno empurrão a este "diamante" que continua por lapidar. se calhar é melhor estar assim, em detrimento de se fazer uma "Talha Dourada". Alexandra continua a dar noticias destas, que é sinal que enquanto há rating...há esperança!

    ResponderEliminar