sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Macaquinhos no "Sótão"!"




www.rotadossonhos.blogspot.com



Hoje fui ao Sátão, no âmbito da divulgação do IPV. Foi um dia em cheio. Destaco algumas expressões curiosas dos candidatos. Uma Mãe que já havia tirado o curso no IPV, falava do instituto com sentimento, sentindo que era o melhor que poderia oferecer ao seu filho, candidato a desporto ou informática. Rematou desta forma: "O Instituto deixou-me gratas recordações, foi lá que conheci o meu marido. Só posso dizer bem". Podemos ter a certeza que ali está uma das maiores promotoras e divulgadoras do IPV que já é uma escola intergeracional. Mais no final, um daqueles habilidosos, provavelmente do CEF, após uma amena comversa sobre vocações dizia-me: "O meu Pai é que não sabe as notas que tenho, senão já me tinha tirado da Escola. Agora tenho é que tratar da minha vida...vou mas é entregar o euromilhões". No meio destes "extremos" assisti a vocações desde a enfermagem, imensos, passando pela Eng. Informática, Gestão, vocação agrária com pendor para a enfermagem mas a outra, dos animais e até assistência social. A esta última perguntei, porquê? Porque gosto de ajudar os outros! O formato de divulgação tem que ser repensado, sendo importante estarmos nestes certames, mas com um filme sobre as actividades estudantis e escolares, a tuna a actuar, os alunos de capa e batina e tantas outras coisas. Fazer apelo aos protocolos erasmus com que países e escolas. Temos que "encurtar" a aleatoriedade das vocações, acredito que seja possivel com a experiência que alguns já têm nestas "andanças". Seguramente que não temos que reinventar a roda.






Entretanto, tive o previlégio de ser acompanhado por uma vice-presidente da Escola numa visita às instalações da Escola Frei Rosa Viterbo do Sátão. Desde as instalações até ao projecto de Escola revi-me em muitas ideias, assisti ao empenho dos funcionários no fabrico de uma cama de faquir com 1714 pregos, que não a queria para mim, o empenho dos alunos de restauração na arte de servir e receber apanágio das gentes beirãs. Almoçamos na cantina onde pude assistir ao seu incentivo para que os alunos comam a sopa e as saladas. Vi o jornal da Escola "sacola" com qualidade gráfica irrepreensível e com conteúdos e o projecto RetraTelas, onde os miudos fizeram os seus auto-retratos e desejos de vocação. Enfim, não poderia vir mais bem surpreendido. Parabéns pelo excelente resultado e cujos frutos terão obrigatoriamente que aparecer.





Para a semana... ainda não sei onde vou! Estou à espera da guia de marcha! Lá estás tu com "macaquinhos no Sótão!" de que te andam a perseguir. Não percebes que somos poucos, quase nenhuns e ainda menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário