domingo, 24 de abril de 2011

Padrinhos, afilhados e perfilhados...

A Quaresma está a findar, o Benfica ganhou a Taça da Liga e "Jesus" ressuscitou, Aleluia, Aleluia!...tudo irá voltar à normalidade. Foi o tempo de rever a familia mais próxima e contactar com os "padrinhos" e "afilhados". Tenho uma boa "meia dúzia" de registo oficial e outros tantos "perfilhados". A todos os quero muito, apesar de fisicamente estar mais próximo de alguns. Esta Páscoa ensinei o mais novo, o Francisco a andar de tractor...nunca mais se esquecerá! e sempre que me vir no futuro irá pedir-me para andar de tractor é muito melhor que a PSP. Um dia virá ajudar-me na vindima. É importante criar "elos" com a terra e com o espaço rural, também como disfrute de "gozo" e não só de "dor e esforço". O Hélder, o meu "mecânico" ensinou-lhe os botões todos, das mudanças, o pisca, o apito, os hidráulicos, etc. Vai ser pai em breve, e já lhe estou a ver a ensinar o filho, é fundamental manter esta "cepa". Estes "beirões" do "campo" são expeditos e inteligentes sabem fazer de tudo, apenas ás vezes precisam de ser um pouco "esmerilados". Na ESAV também temos destes e ainda é o que nos vale. Os "perfilhados" também os estimo. A um "padrinho" devemos ouvir, normalmente mais velho, tem mais vida vivida, mas...ás vezes não é tudo. Por vezes, os "padrinhos" também querem impor à vontade, por muito boas intenções que tenham, e isso não pode ser. Temos que dar tempo ao tempo, os afilhados e perfilhados podem não estar preparados e aí...o "padrinhos" têm que ter paciência e deixar o tempo correr...mais lentamente. Por vezes, os "padrinhos" têm necessidade de se afastarem, por motivações diversas, mas os "afilhados" e "perfilhados" fiquem descansados, que mesmo que não os avistem, eles estão na "penumbra da sombra" para os resguardar e... não pedem nada em troca.

Sem comentários:

Enviar um comentário