terça-feira, 12 de abril de 2011

Projectar o Desenvolvimento Rural - PRODER


pucpr.edu
O Proder nos últimos dias tem andado nas bocas do mundo. Por razões várias. Ainda hoje fomos contactados por responsáveis do Proder para ver se os projectos estão a decorrer com normalidade. Registei a preocupação e tomei nota. Curiosamente, avancei ontem, com a sugestão de que seria boa ideia convidar alguém do Proder, no dia da ESAV, com responsabilidade para nos falar desta ferramenta para o real desenvolvimento do espaço rural. Mas esse convite já havia sido feito a uma pessoa que se revela extraordinariamente dinâmica e com espírito inovador e empreendedor. Vamos estar atentos à sua lição de sapiência.

Em primeiro lugar, em tudo o que se faz devemos ter atenção à imagem e à forma de divulgação. Não precisamos inventar nada, mas apenas seguir as tendências. É óbvio que se quisermos arriscar, podemos colher frutos mais rapidamente, mas o risco é maior. Aliás, a natureza e o ambiente dão-nos lições de estratégias de marketing, uso de cores e formas para atingirmos os nosso objectivos. Esta é uma das áreas em que em conjunto com o Design da ESEV poderiamos estabelecer relações privilegiadas e partilhar projectos interessantes, para além dos das Capas do IPV. Numa crónica última, referi que, as áreas da saúde, turismo, ambiente, agro-florestal, deveriam ser "sinergidas", e no caso patente todas elas estão inseridas no IPV, mas neste particular ainda estamos nos "antipodas", daqueles que vão a frente e a curto-médio prazo não se prevê que haja um ambiente fecundo para o desenvolvimento de projectos inovadores.

2 comentários:

  1. .... não se preocupe que quem vocês queria contactar do PRODER para ir ás cerimonias do dia da ESAV possivelmente poderá vir á semana da Essência Rural organizada pela associação de estudantes dessa mesma escola !..... temos esperança de poder ficar mais esclarecidos.....

    ResponderEliminar
  2. Tinha a esperança que a AE da ESAV, até pela sua idade, já fosse uma entidade esclarecida, mas ao que parece...não o é. Se for preciso algum toque de "Flippers" sem dar "Tilt"...para "levarem a água ao moinho" digam alguma coisa.

    ResponderEliminar