quarta-feira, 6 de julho de 2011

Será que é preciso abrir a "pestana"...e ir a pé a "Fátima"

Depois do que hoje vivi na ESAV, não podia deixar de vir aqui, prestar um testemunho, apesar da inspiração não corresponder à transpiração. Este blogue tem estado "orfão", não por falta de inspiração, mas acima de tudo por falta de acreditar num futuro. As dificuldades têm por hábito "aguçar o engenho", mas o que temos assistido é a coberto das dificuldades, encobrem-se as aberrações e os energúmenos. Depois de no dia de ontem ter chamado à atenção de alguns alunos para a importância de cada qual sentir o peso da responsabilidade em cada situação, não podia ter tido melhor resposta ao repto. Não está em causa a acção realizada, mas o modo, o empenho e o espírito de entreajuda demonstrado. Num momento em que a crise cala e bloqueia as acções, e que muitos agradecem e engrandecem no marasmo, os meus alunos respodem com actos simples, meritórios e engrandecedores. A ESAV precisa de se reinventar, saber dar e receber dos alunos, incentivá-los a participar em projectos, a aprenderem fazendo, respodendo aos apelos dos alunos, porque no fundo a escola são os alunos e os alunos são a escola. Os docentes? ou colaboram ou são dispensáveis. Hoje participamos em três projectos (Proder, AARC e Poliempreende) com alunos a responderem de forma diversa. Não são todos brilhantes, mas se mostram empenho, esse sinal é vital, só nos resta encontrar a forma adequada para que cada um possa "levar a água ao moinho". A D. Fernanda foi a mentora para esta acção de hoje na limpeza das infestantes no campo do cardo, e todos obedeceram ao sinal. Por respeito aos "mayores" mas também por sentimento. Apesar de não ter chegado a pegar na enxada, não me coibi de ir jantar com esta equipa, na caixa aberta da "pick-up" da D. Fernanda, onde todos picamos um naco de frango e uma fatia de pão de ló com queijo da Serra, todos menos o Cláudio, porque não gosta destes hábitos beirões de misturar o acre e doce. Havias de comer bonbons de chocolate recheados com morcela, para veres o que e bom para a tosse! Lá por seres de Vila Viçosa julgas-te um herdeiro do trono. Vê lá é se bebes uns copos qu isso passa-te. Também bebemos o tinto da D. Fernanda e o branco do Carlos, ajustados ao momento e considerados os melhores, não porque não tivessemos mais, mas porque foram feitos por eles com todo o brilhantismo e saber. Souberam pela vida. Vou agora ajudar a equipa do Cristophe e dos "Biopellets", que levaram a ESAV à primeira página de jornal do centro. Temos obrigação como docentes que somos de responder a este apelo e a esta vontade imensa. Deixem os "ses" de lado e unam-se em volta de objectivos comuns, se quiserem, porque se o interesse dos alunos não motiva os docentes, é porque seguramente as vocações serão outras. O essencial está dito, sei que conto com estes alunos, porque eles também sabem que podem contar comigo,~não com facilidades mas com empenho e vontade. Se não tenho aparecido, poderia medrar o cardo mas não medrava o queijo.

2 comentários:

  1. Começei a ler e animei-me, mas uma vez mais não entendi nada. Entendi sim, que a coisa acabou outra vez em comezaina. Porreiro PÁ. Já dizia o outro.

    ResponderEliminar
  2. Ola a todos.
    Queria de uma forma simples mas sentida deixar uma palavra aos alunos da ESAV. Não sou Eng.e não estudei em Viseu, mas uma coisa é serta ainda sinto dentro de mim o sentimento de ligação, amizade e principalmente o sentimento académico que vivi na cidade do Porto em em especial na "minha" Faculdade.
    Vejo que a união é um ponto a melhorar e que muito se fala nessa mesma união e ajuda, pois bem têm ai o pessoa das BIOPELLETS, que necessitam de toda a ajuda possivel, de colegaas e professores. Nunca senti dificuldade no apoio dos docentes enquanto estive no ensino superior e mesmo nas formações mais recentes havia sempre um sentimento de responsabilidade e ajuda.... "será das pessoas", acredito que seja do tempo e da época. Viseu tem muita coisa boa e uma sem dúvida é a ESAV no geral, em particular existem pontas a limar e formas de pensar que devem ser questionadas e alteradas. Bem isto é apelas para dizer e dar os parabens aos BIOPELLETS e a todos os que ajudaram o grupo.
    H Trindade

    ResponderEliminar