quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Seara foi colhida..."Foice"




O Mestre deixou-nos!


Senti uma necessidade imperiosa de "forjar" duas linhas acerca de um homem que, juntamente com Aquilino Ribeiro, me serviu de inspiração para muitas das "ideias surdas sem eco" que tivemos para Barrelas. Considero-o como o eixo da minha relação "umbilical" a Vila Nova de Paiva. Nem sei como será a minha relação com aquelas gentes, daqui para a frente. Até eu tenho receio! Este tipo de "sementes" de grande perenidade, à semelhança da castanha, é de diáspora limitada, e muito embora "os homens de bem se possam rever nos filhos e vindouros", não é nada fácil fazer vingar este espírito nos tempos de hoje. Este Homem, para mim a "Alma da Nave" como que embarcou e ficará a luzir para sempre no céu das "Terras do Demo" ao lado de outras estrelas que ajudaram a moldar o chão duro daquelas terras, por onde "nem Cristo rompeu as sandálias". Pode ser que num próximo festival de astronomia alguém possa identificar mais esta estrela, porque estas não são cadentes. O senado de Vila Nova de Paiva ficou mais pobre com a perda deste Senador e que pena não terem sabido em vida ouvir mais os seus Conselhos. Agora não sei se ele ainda os quererá dar. Lembro-me de falar do potencial agrícola do solo de Barrelas, "negror do granito desfeito pela erosão, da urze mineralizada e do tempêro dos currais Da sua astúcia e visão para a criação de engenhos agrícolas e hidráulicos, porque tratava a física por tu, da forma mais dificil possivel que é a mais simples. Lembro-me das batatas do Aquilino, sim aquelas batatas que fazem o bife. E já agora e a propósito de ideias surdas, não se pode admitir que as Terras do Demo, não tenham um queijo artesanal de grande qualidade, de cabra...ou do que for. O queijo é o maior ícone das terras e saberes rurais porque congrega vários e diversificados saberes. Um Terra culta que se preze tem que ter um queijo de eleição. Enquanto esse não surje, votemos no da Serra da Estrela porque está prestes a ser uma das maiores sete maravilhas.


A foto ilustra um dos momentos mais gratificantes que tive com o Mestre João Coelho e com muitos outros amigos do Aquilino Ribeiro e de Vila Nova de Paiva no Teatro Viriato, no dia 17 de Novembro de 2005. De pouco serviu senão para alimentar o Ego.


O título não sendo feliz é um elogio às palavras vividas na primeira pessoa da Alexandra, provavelmente a sua maior confidente em Vila Nova de Paiva, depois da sua esposa a D. Cila a quem lhe deixo um grande beijinho e da família mais próxima a quem deixo o meu mais sincero lamento e pesar por esta partida inesperada ... apesar das vivências de uma vida completa...

Sem comentários:

Enviar um comentário