segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um "Kit-bio" de boas vindas aos novos alunos da ESAV



A ESAV-bio, está na moda! Há alguns  dias falou-se que existiam sinais que indiciavam que alguma coisa estaria a mudar. Os sinais vão-se avolumando, como seja o caso das inscrições do CET em Agricultura biológica estar quase esgotado. Seria uma boa ideia, todos fazermos um esforço, para divulgarmos por todos os canais possíveis e iamginários e de forma inovadora  este CET, bem como todos os outros. Viseu, o distrito, tem tradição na agricultura biológica, tendo hoje empresas conceituadas como Vasco da Rocha Pinto em São Pedro do Sul, a Ervital em Castro Daire  e a Ecoseiva em Tondela, que são o exemplo de que é possível e podem inclusivamente servir de âncora para muitas outras. à ESAV cabe o papel de: preparar técnicos especialistas em Agricultura Biológica com capacidade de trabalhar em autonomia e integrados em equipas; Habilitar técnicos para intervir e gerir sistemas de produção em modo biológico, aplicando os métodos e as técnicas culturais próprios da agricultura e da pecuária biológicas, no respeito pela legislação em vigor e fomentando a sustentabilidade dos agro-ecossistemas e a preservação do ambiente; Reforçar o potencial humano, e a capacidade de intervenção em meio rural, melhorando a qualificação dos técnicos através do reforço de competências associadas às práticas relativas à agricultura biológica e a sistemas de produção sustentáveis e serviços associados. Tudo isto em plena comunhão com estas e outras empresas, de modo, a que seja um curso de vocação prática e capaz de formar os melhores. Podíamos aproveitar esta embalagem para vender uma nova imagem bio, eco-friendly, pelo menos para o curso agrícola num departamento ecológica e agrícolamente sustentável. E já agora, lembraram-se de oferecer a todos os alunos um kit-bio com produtos produzidos na ESAV, ou que não, mas parecessem, para que eles vissem o potencial desta área que acabaram de abraçar. Um garrafa de vinho, de azeite, uma maçã bravo de esmolfe e até um queijinho de cabra ou de ovelha. Já não há. Ainda bem que venderam tudo na famosa quermesse.

7 Passos para inscrever no CET em Agricultura Biológica da ESAV

1. aceder à página http://www.esav.ipv.pt/;
2. clicar em menu CET's;
3. clicar em http://www.esav.ipv.pt/insc_cet.htm;
4. descarregar o ficheiro http://www.ipv.pt/secretaria/ispv/Im-SAC-05-11.pdf;
5. ver o plano curricular http://www.esav.ipv.pt/pccetab.htm;
6. entregar documentos na secretária da ESAV, na Quinta da Alagoa (frente ao palácio do gelo);
7. sejam bem-vindos à ESAV e podem levantar o Kit-bio.


1 comentário:

  1. É bom ver que já se está a fazer alguma coisa para formar jovens, habilitando-os (e direccionando-os) para a boa prática da Agricultura Biológica.

    Parabéns à ESAV pela criação deste CET e por verem a importância que este tipo de agricultura deve ter, de modo a respeitarmos o Meio Ambiente...

    Catarina

    http://ecologicaquem.blogspot.com/

    ResponderEliminar