sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Venha aos Açores...cá dentro!

Há cerca de um ano ou mais, fui à Guarda, ao Centro de Estudos Ibéricos, no âmbito de umas candidaturas ao programa Interreg em conjunto com a Universidade de Coimbra e a Universidade de Salamanca e, de repente, deu por mim a passar pelos Açores, uma povoação algures perto da Guarda. Se aqueles "autóctones", quiserem atrair turismo áquele local, é so usar o lema "Venha aos Açores cá dentro" e se ainda por cima arranjarem um produto típico, quiçá um queijo feito pelo Senhor Jorge, ou um outro nome qualquer, teriam o sucesso garantido. Hoje, a convite do Eng. Rui Pedro da AFN, fui asisitr ao esvazamento de uma pequena albufeira, em São Pedro do Sul, numa acção coordenada pelo Eng. António Campos, onde pude ver com os próprios olhos os efeitos desvastadores do incêndios, não só na paisagem, mas também no leito dos rios e concomitantemente na fauna e na flora. POr momentos até parecia que estava nos Açores. Projectos destes, deviam ser estudados e trabalhados numa acção concertada entre instituições, que deviam ser de referência na região e não apenas quando as relações pessoais as proporcionam. E nós ESAV temos culpa de isso não acontecer mais amíude, mas enquanto puder vou continuar a lutar para que o tempo me dê razão. De caminho veio à baila a laranja de "Valadares" e as suas mostras, na qual a ESAV também podia dar uma mão. Lembro-me que já deu no passado, mas se calhar não tem volume. Esta questão do volume, pode constituir uma vantagem. Faz-me recordar um antigo orientador meu, Prof. Alfredo Cravador, que dizia quanto mais escrevermos, mais probabilidade temos de errar.  Enfim, por cá andamos todos muito ocupados, a olhar em redor, não vá chegar a policia (ou GNR) a qualquer momento. Eu vou ver se encontro uma furna, para tomar um banho de água quente...sem ferro de preferência!

Sem comentários:

Enviar um comentário