quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"A Alfarrobeira... é uma árvore extraordinária!"


arvoresdeportugal.net

A crónica de hoje é uma resposta a um repto de um amigo, visitante assíduo do blogue, que me reencaminhou um link do Diário do Notícias, que apresenta um vídeo do Nuno da Câmara Pereira sobre a Alfarrobeira. Em relação à alfarrobeira, sinto-me como "peixe na água". É uma árvore pela qual tenho uma estima imensa e à qual me encontro "umbilicalmente" ligado. Fui o responsável pela caracterização das principais variedades de alfarrobeira de Portugal, enquanto tive mais directamente ligado à universidade do Algarve, mas mesmo em Viseu tenho continuado a acompanhar de perto este taxa, que é um exemplo de sustentabilidade, de tradição e de inovação. Hoje, estamos a iniciar um outro projecto com uma outra planta que, tem muito em comum com a alfarrobeira, o Cardo! Curiosamente, falei há poucos dias com um jornalista do Diário de Notícias, jornal que publicou esta noticia, para fazermos a divulgação de um campo de recursos genéticos do cardo que será um instrumento fundamental para a valorização desta planta. Estou a aguardar que me contacte para levarmos a efeito essa noticia, em que os meus alunos e os outros investigadores envolvidos, para além da APPACDM terão o papel de destaque. Mas hoje falemos de curiosidades da alfarrobeira, cujo nome científico é Ceratonia siliqua L. O carat, uma medida de peso com 0,200 g que serve para pesar metais preciosos, que deriva do peso médio das sementes de alfarroba. A designação inglesa de "Locust bean" ou "St. John Bread", deriva de uma confusão bíblica que São João Batista alimentava-se de gafanhotos (locust) e mel silvestre, quando provavelmente seria alfarroba e mel silvestre. Estas são apenas algumas curiosidades de uma árvore, notável no que tem a ver com a sustentabilidade ecológica de uma região, por prevenção da erosão dos solos e do risco de incêndio. Não nos podemos esquecer que os grandes incêndios no Algarve de há alguns anos pararam nas alfarrobeiras. A produção de biocombustíveis a partir da alfarroba, é uma questão de tempo, com a grande mais valia de não se estar a degradar o solo para a sua produção, como acontece com outras culturas intensivas. Em relação à cosmética, farmacêutica tem aplicações muito diversificadas. Hoje,  planta-se intensamente no Alentejo e simultaneamente a fazer a reconversão de muitos pomares, com a intervenção de um exímio enxertador e viveirista de alfarrobeiras, o Sr. Cabrita, da região de Algoz. Muito brevemente terei de lhe dar um abraço e ver as novidades que anda a criar, proque existe uma respeito mútuo de reconhecimento de algum (pouco) trabalho que se tem feito. Aproveito para dar um abraço aos meus amigos Sr. Caetano, apelidado carinhosamente por Mr. Carob (Sr. Alfarroba), das pessoas no mundo que mais sabem sobre a alfarrobeira e ao Eng. José Manuel Graça, vice-presidente da autarquia de Loulé que me inciou nestas lides da alfarroba. Alfarroba.... sempre! Caso queiram saber mais sobre alfarrobeira é só pedir...

6 comentários:

  1. Pois eu gostaria de saber da possibilidade das alfarrobeiras resistirem ao frio e geadas nesta zona (Viseu)

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Cara Flor
    Existem alfarrobeiras em Penalva do Castelo, na casa da ínsua, o que prova que poderão cá vingar. Deverá escolher variedades mais rústicas como a galhosa, e proteger nos primeiros anos de vida procurando colocar num local não tão fustigado por geadas.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada,Paulo. :)
    Já agora outra pergunta,se não se importar. Sabe onde poderei arranjar sementes em alguma quantidade,50g ou 60g ?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderei ver se ainda tenho algumas, mas não devo ter essa quantidade. envie-me um mail para pbarracosa@gmail.com. Não sei qual é o objetivo mas poderia pedir à industrial farense se for para fins científicos.

      Eliminar
  4. Gostaria de plantar uma alfarrobeira no no meio do meu quintal (numa floreira (1mx 1,5m)… a calçada portuguesa “corre perigo”?

    ResponderEliminar
  5. Tudo dependerá das características do solo na zona da "floreira" para perceber se as raízes terão um cariz profundante. Se quer mesmo colocar uma árvore nesse local a alfarrobeira não será potencialmente mais destrutiva da "calçada" do que outras

    ResponderEliminar