sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Não é com vinagre que se apanham moscas...do vinagre!


Hoje, sinceramente não tenho tempo para escrever, estou de revisor. Para além do mais, ando aqui à guerra com um "enxame" de moscas à minha volta. O que gostaria de dizer é que "é mais fácil apanhar moscas com mel do que com vinagre". Para bom entendendor meia palavra BASTA! Custa,...A vida Custa!

Para aproveitarmos e aprendermos algo sobre as moscas, publico um trabalho de um blogue "Conta natura" com o respectivo link. Agora também não tirem conclusões precipitadas.



"Sexo, drogas e rock n’roll

Parte I - Sexo

A mosca e o sexo. Podemos aprender muito ao estudar a mosca do vinagre (Drosophila melanogaster). Desta vez venho falar-vos de estudos de comportamento. Numa tentativa quase desesperada de aumentar a audiência do Conta Natura, decidi usar o truque baixo de escrever a palavra sexo no título deste post. Truques bastante usados por todos os meios de comunicação e que sempre criticamos. Mas a verdade é que venho mesmo falar de sexo, mais concretamente do comportamento de cortejamento da mosca do vinagre. O cortejamento da mosca é bastante sofisticado e feito essencialmente pelo macho. O macho de Drosophila persegue a fêmea até conseguir copular. Começa por caminhar atrás dela. Em seguida, toca-lhe com as patas da frente. Depois, canta-lhe uma canção que toca fazendo vibrar uma das suas asas. Aqui, se tudo estiver a correr bem, lambe os órgãos genitais da fêmea e, curvando o seu abdómen, tenta copular com ela. O comportamento da fêmea de Drosophila é mais passivo e basicamente, pode ser descrito como de constante fuga às tentativas do macho. Mas apesar disto, não é um comportamento desencorajador para o pobre macho que se esforça tanto. As fêmeas produzem uma feromona que incita os machos a começar o cortejamento. Durante a dança de engate do macho, se a fêmea não copulou recentemente, e ele lhe agrada, parará de fugir dele e abrirá as placas vaginais para facilitar a copulação.

Um dos genes que regula este comportamento chama-se fruitless e fez furor nalgumas notícias em 2005. Fruitless é um gene famoso, porque ao regular o comportamento sexual de Drosophila, também regula as suas preferências sexuais. Fruitless é conhecido desde 1965, como um gene regulador do comportamento sexual da Drosophila. Desde então se tem tentado compreender como funciona e regula este processo.  Foram publicados no jornal Cell mais dois artigos que iluminam um pouco mais este processo. No artigo mais falado, os cientistas implicados fizeram uma mosca fêmea geneticamente modificada na qual inseriram o gene fruitless tal e qual aparece no macho. O resultado foi que esta fêmea começou a cortejar outras fêmeas, adoptando o comportamento do macho da espécie. Fruitless é apenas um dos muitos genes envolvidos no comportamento da Drosophila, mas este trabalho demonstra a sua importância na definição do comportamento sexual da mosca do vinagre. Atenção que não se pode extrapolar daqui até à homosexualidade humana como parecia nalgumas notícias acerca deste trabalho."




Sem comentários:

Enviar um comentário