quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Começar por Ganhar o Respeito dos Produtores de Queijo Serra da Estrela


Numa Escola Agrária da região onde estamos inseridos, que vai desde Lafões, Dão e Serra da Estrela, procurei eleger a área técnico-científica, onde a ESAV tivesse menos projecção. Identificado o sector do Queijo DOP "Serra da Estrela", como uma das áreas, começamos há dois anos a desenvolver uma estratégia, que nos levou ao estabelecimento de contactos, à elaboração de projectos e à sua execução. Surgiram uma série de situações, que se "assemelham" a coincidências, mas é o resultado de um aturado processo de contactos, de procura de problemas e de busca de respostas. Na ciência, como no desporto, é preciso ter sorte, mas só terá sorte quem a procurar, e não estou a falar de jogar no totoloto ou euromilhões. Conforme relatei, fomos a Gouveia, ouvir, porque somos bons "ouvintes", mas tivemos que falar, para darmos o exemplo aos nossos alunos, repor a verdade e disponibilizarmo-nos enquanto Escola Superior para desenvolvermos ciência em prol de toda uma região, mas não daquela fundamental que sai na "nature", mas daquela que se aplica na produção e que seja transferida tão rapidamente quanto possivel, para proporcionar riqueza aos verdadeiros obreiros do mundo rural, neste caso, os produtores de queijo DOP " Serra da Estrela". Por coincidência, foi um aluno que me telefonou a dizer os resultado das eleições da ESAV, e isso deu-me alento e ânimo, para fazer uma proposta, em público, ao Vereador da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Dr. António Silva. A ESAV está disponível para colaborar com esta fileira, ele tomou nota e disse-o nas conclusões, e caso a ESAV, por alguma razão, não esteja, neste caso EU estou. Esta é a minha prioridade das prioridades. Este será o nosso compromisso daqui para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário