quinta-feira, 7 de junho de 2012

Não Tinhamos que ter MEDO mas, "DEMO com Querença"

Esta não é uma verdadeira crónica, é apenas um press release de um projeto, ao qual presto aqui a minha homenagem por saberem acompanhar os tempos, as tendências, as ambições e as vontades.


Politécnico de Viana, Câmara Municipal, Cooperativa de Desenvolvimento e Juntas de Freguesia assinam protocolo para implementar "Geraz com Querença"
Cooperação para implementar "Geraz com Querença"Decorre hoje, pelas 14h30, a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada para o Desenvolvimento Sustentável de Geraz do Lima [COOPDES] e as Juntas de Freguesia de Deão, Moreira de Geraz do Lima, Santa Maria de Geraz do Lima e Santa Leocádia de Geraz do Lima. Este ato tem como intuito implementar o projeto “Geraz com Querença”, que visa promover a fixação de jovens com formação superior, promovendo a criação de negócios que possam traduzir-se como mais-valia para as freguesias, potenciando os seus recursos, cultura e tradições. O evento terá no lugar na Sala de Atos da Câmara Municipal de Viana do Castelo.



A filosofia do projeto “Geraz com Querença”, que integra a Rede Nacional de Projetos Com Querença, inspira-se e segue a metodologia do Projeto Querença, promovido naquela aldeia do concelho de Loulé, pela Universidade do Algarve, pelo Município de Loulé e pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro. A metodologia tem por fundamento uma Ação-piloto de problem-solving e investigação-ação, “aprender, apreender e empreender no próprio local, através do contato direto com os problemas e com a população das quatro freguesias de Geraz do Lima, procurando soluções inovadoras e sustentáveis para a economia e para a sociedade local, integradas numa estratégia coerente e fortemente articulada com as populações e com os recursos endógenos”.

O concurso para recrutamento dos nove jovens licenciados e/ou mestres está aberto até ao dia 15 de Junho, sendo pretendidas competências nas áreas de formação de Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Alimentar, Ambiente, Design, Gestão, Marketing e Comunicação Empresarial, Informática, Turismo, Desporto e Lazer, e Educação Social e Gerontológica. Ao longo do período de 9 meses (com início previsto a 1 de Setembro de 2012), os jovens vão residir numa das quatro freguesias e deverão envolver-se na vida local, perceber e entender as suas potencialidades, trocar conhecimentos e criar projetos empresariais numa perspetiva sustentável e de longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário