domingo, 3 de fevereiro de 2013

Estimular a discussão, a partilha e os ...sucessos à volta da fileira do CARDO!

A reunião solicitada por mim com os diversos colegas da ESAV das mais diversas áreas científicas, que nesta fase considero fundamentais para integrarem o projeto relativo ao cardo, julgo ser um momento importante para que se possam discutir linhas estratégicas, partilhar e fazer convergir ideias em sinergia e queremos todos no final usufruir dos eventuais sucessos em comum.
As grandes linhas estratégicas, envolvem a área da produção agrícola, com as inovações da propagação in vitro e da enxertia neste taxa. Associado com esta vertente teremos a questão da produção da biomassa e fazer entroncar este noutro projeto em curso na ESAV em colaboração com outras instituições do IPV e Universitárias. Numa outra linha estratégica, teremos as questões relativas aos antioxidantes, à nutracêutica e à gastronomia , que queremos trazer para o queijo DOP Serra da Estrela, através das mais diversas vias. Esta vertente está em linha com as questões da bioquímica das cardosinas e não só, que constituem uma das áreas com maior potencial no imediato. Ainda numa outra vertente temos as questões relativas ao processamento das flores como forma de obtermos extratos de maior qualidade proteolítica e de higienização. Associado temos as questões microbiológicas que interessam conhecer e avaliar os seus impactos. As questões tecnológicas relativas à produção do queijo constituem ainda uma outra via de investigação. De uma forma muito resumida podemos concluir que, sem dúvida alguma, o cardo pode assumir-se como um verdadeiro eixo estratégico a explorar sob ponto de vista científico na ESAV em parceria com outras Instituições da cidade, da região e do País. Considero que a médio prazo, podem ser obtidos resultados que nos possam ajudar a realizar novas candidaturas a projetos e desta forma obtermos maiores financiamentos. Este tem sido o grande óbice, mas temos sido perseverantes e temos tido algum reconhecimento das entidades que nos auditam, como tem sido reconhecido publicamente.
Agradeço antecipadamente a disponibilização dos meus colegas para se poder discutir estrategicamente o assunto para que possamos constituir um projeto de fileira que una os diversos departamentos, cursos e áreas de investigação da ESAV. Até terça!

Sem comentários:

Enviar um comentário