quinta-feira, 23 de maio de 2013

Reviver o Passado em Brideshead...


Um livro delicioso sobre a doce melancolia dos tempos que já não voltam mais. Evelyn Waugh conseguiu, ao escrever Reviver o passado em Brideshead com incrível veracidade e subtil detalhe, captar o ambiente social dos Marchmain, uma família nobre inglesa, no período que antecede a II Grande Guerra.
Vem esta nota a propósito do quê? Tenho ouvido uns "zunzuns", que eu comparo a atual direção aos tempos do passado. Não me cabe a mim julgar mas se querem o meu ponto de vista... digo que é diferente e não faço comparações. São estilos e modos diversos. E é aqui que me quero debruçar. O que vi no último congresso de Apicultura foi uma Presidência, a cumprir o seu papel na moderação da mesa... e bem. A falta do comentador não foi culpa da moderação. Gostei do que ouvi do enquadramento e ir buscar a referência da intervenção emocionada de uma das pessoas da assistência, etc. Depois! Os momentos de coffee break são importantes para se estabelecer os contactos e perspectivarmos o futuro. E aí a Presidente preocupou-se, com o seu extraordinário voluntarismo, a arrumar e preparar o coffee break. É aqui que considero que o seu papel seria mais importante na medeação e perspectivar o futuro, liderando o processo da assunção da apicultura como elementos estratégico da ESAV. O outro papel, igualmente digno, os alunos estavam lá para a judar. É este o meu reparo de pormenor numa organização na qual a ESAV esteve de parabéns desde a Presidência, Jorge Oliveira e os alunos, "os abelharucos" trabalhadores e os outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário