quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tenho um orgulho imenso nestes meus alunos e...acredito neles a toda a hora...acreditem!

Land Art – A arte sobre a arte natural
 

Para muitos, a natureza não passa de um mundo abstracto, escuro e sem segredos, para outros, é uma porta aberta, uma estrada sem destino, uma descoberta constante onde o simbolismo e as conexões são infinitas. É neste prisma que o artista plástico Mariano se enquadra, partilhando com toda a comunidade da Escola Superior Agrária de Viseu na sua 19ª celebração um pouco da sua visão futurista e naturalista.

Esta obra capta o lado selvagem presente no mundo natural, é o cruzar de ideias e sentimentos que nos acompanham diariamente. Os fios que tecem o tronco deslumbram o teorema de Pitágoras, são uma alusão aos fios que nos prendem à vida, às nossas origens, à nossa ligação com a Natureza. Observa-se uma simbiose perfeita entre dois “mundos” fundamentais, a matemática e o mundo vegetal, que tudo conectam, desde os nossos ancestrais até ao futuro distante, juntos, cumprem um código. Como alegoria ao teorema de Pitágoras, a hipotenusa seria a Árvore, os humanos os catetos; desde sempre a Árvore é como uma barreira que nos protege, ensina, fortalece e inspira, muitas vezes sem receber o devido reconhecimento.

Os números formam um mundo perfeito, os números formam a nossa própria biologia, e a arte, inscrita na natureza, traduz a diversidade de pensamentos, de emoções, de criatividade e sensações. O mundo natural, que sempre serviu de inspiração a muitos, é agora o palco para a obra, é a tela que recebe aquilo que inspirou.

Esta amostra de madeira, pertencente a um carvalho-alvarinho (Quercus robur) que por mais de dois séculos figurou no coração da cidade de Viseu, actualmente denominado parque Aquilino Ribeiro, cuja morte prematura e inconsciente ditou o fim de um imponente reinado, é agora o cenário de uma obra criativa, cujo jogo de cores e formas são uma homenagem à estrutura deste exemplar, irregular, singular, irreverente e sábia.

É uma homenagem discreta, dado a dimensão e serviços prestados por este carvalho, mas de enorme valor, é a criação de arte sobre a arte natural, que juntas formam a impressão digital da Natureza. A mensagem, essa está inerente, o futuro está na Natureza, nos produtos naturais, na inovação, e na qualidade, nos saberes e sabores, na forma como se utilizam os recursos esquecidos. Para a ESAV e alunos desta instituição este será o caminho a seguir, não será fácil mas será o caminho do futuro ou melhor, este é o presente e esta obra é a prova disso.

 

Davide Gaião – Ecologia e Paisagismo, ESAV

2 comentários: