sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Escola Secundário Viriato ... está a provar que, com estes alunos e estes docentes, é uma Escola de Excelência!





Hoje, sexta-feira à tarde reunimos três turmas do 12º ano para darmos seguimento ao projeto Simbiose com as respetivas professoras. Fiquei impressionado com a vontade, dedicação e capacidade dos alunos, numa tarefa aparentemente simples de caracterização da biodiversidade das sementes de cardo (Cynara cardunculus L.) e cujas professoras Margarida, Alexandra e Lígia foram testemunhas. Esta tarefa aparentemente básica é considerada basilar e fundamental para todas as ações  subsequentes que irão ser desenvolvidas desde a extração de ADN, amplificação por PCR, extração e purificação de proteínas, procedimentos de germinação e propagação, a criação de jardins temáticos de cardo pelos diversos municípios da área de denominação de origem, ente outras tarefas. Vamos dando nota do evoluir do projeto e criar um site CARDOP/SIMBIOSE que será o próximo passo e no qual os alunos terão um papel fundamental na criação fazendo apelo à criatividade. O projeto CARDO/SIMBIOSE na qual colabora para além da Escola Superior Agrária de Viseu a Universidade Católica - Departamento das Ciências da Saúde agradece a colaboração de todos os alunos e professoras da Escola Secundária Viriato (Viseu).

1 comentário:

  1. Boa noite Professor Paulo Barracosa,
    Nós é que agradecemos a forma empenhada e a dedicação manifestada pelo Prof. Paulo Barracosa! É para nós (professoras) um privilégio termos a oportunidade de trabalhar nesta SIMBIOSE entre as instituições envolvidas no projeto...

    O muito que os nossos alunos irão aprender, as numerosas competências que irão desenvolver ao longo deste projeto vão-se traduzir, por certo, num incremento da motivação para a aprendizagem das Ciências e numa formação mais integral, que lhes vai permitir no próximo ano "Escolher Ciência" de uma forma mais fundamentada e esclarecida!

    Nós lhe agradecemos a oportunidade que nos deu de alargar o projeto às 3 turmas...Foi bom hoje ver tão grande número de alunos a ocuparem uma tarde do seu tempo livre a realizarem as atividades que lhes foram propostas! De uma forma tão empenhada e entusiastica!

    Conte com o nosso empenho e dedicação na realização de todas as atividades!

    Este projeto...promete (a todos os níveis)!

    Cumprimentos,

    Margarida Morgado

    ResponderEliminar