terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cogumelos à solta na....Quinta da Maúnça



http://www.quintadamaunca.mun-guarda.pt/noticia.asp?idEdicao=51&id=1892&idSeccao=479&Action=noticia

Dia 9 de novembro, pelas 9 30h, a Câmara Municipal da Guarda irá realizar mais um encontro micológico, o Workshop “Cogumelos, um mundo a descobrir” no Espaço Educativo e Florestal – Quinta da Maúnça.


Valorizar os usos múltiplos da floresta impõe-se cada vez mais como forma sustentável de dinamizar os produtos da terra e a economia local. Este riquíssimo recurso, apenas disponível na proporção direta do respeito com que tratamos a floresta e os seus imensos e múltiplos usos é um mundo de conhecimento que o convidamos a descobrir: regras de colheita, transporte, identificação, legislação, etc. Descobrir a importância dos cogumelos silvestres na vitalidade e manutenção do ecossistema florestal e aprender a distinguir os cogumelos comestíveis e venenosos são os principais objectivos deste workshop “Cogumelos, um mundo a descobrir” que a Câmara Municipal da Guarda realiza pelo 7.º ano consecutivo e que conta, uma vez mais, com a parceria da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro na pessoa do Eng.º Gravito Henriques.

Programa:

9 30h- Receção dos participantes

9 45h- Saída de campo para colheita de espécies

11 h- Prova de cogumelos silvestres

11 30h- Identificação e exposição das espécies recolhidas e esclarecimentos e informação variada

12 h - Diferenças entre o frade(macrolepiota procera) e o falso frade (macrolepiota venenata). Precauções e sinais de identificação obrigatória

13h- Encerramento dos trabalhos e entrega dos certificados de participação

Obs: Os participantes devem usar calçado e vestuário confortável e fazer-se acompanhar de um canivete ou faca, um cesto de verga e alguns metros de papel de alumínio.

As inscrições são gratuitas mediante inscrição obrigatória e o número de participantes é limitado à capacidade da sala (25 participantes)

Prova de cogumelos e documentação incluídas na inscrição

Quinta da Maunça – Rasa - Guarda

quintadamaunca@mun-guarda.pt

telefone - 271237816







1 comentário:

  1. Foi um grande sucesso! E a prova foi, segundo os comentários dos participantes, um dos momentos altos. Bom azeite do Vale do Mondego, sal grosso da salgadeira, salsa, tomilho e alho... foi tudo o que usei! O resultado foi... não digo para não vos fazer crescer água na boca! ;)

    ResponderEliminar