sábado, 2 de novembro de 2013

Doce de Mostajo da Avó... da Quinta da Maúnça...


Doce de mostajo       

Preparação:
MostajeiroColhem-se os mostajos e colocam-se num alguidar cobertos com água. Eliminam-se todos os que vierem à superfície e pesam-se 2 kg. Congelam-se durante alguns dias pois esse procedimento melhora a consistência do fruto, tornando-o mais doce e macio.
Colocam-se os mostajos num tacho coberto com água e cozem-se durante cerca de 20 minutos, até que se comecem a desfazer. Passam-se por uma peneira eliminando as cascas e caroços. Pesa-se o polme e faz-se uma calda de açúcar. Use metade do peso do polme de açúcar e água suficiente para fazer uma calda grossa (ponto de pérola).
Junte depois o polme e deixe ferver em lume brando, mexendo frequentemente para não pegar no fundo do tacho. Quando estiver com uma cor alaranjada, semelhante à marmelada, retire um pouco para um prato e confira o ponto: se depois de frio passar o dedo fazendo uma “estrada” e o doce não voltar a juntar, está no ponto certo.
Coloque o doce em frascos de vidro com tampa de metal, devidamente esterilizados e coloque numa panela com água a cobrir completamente os frascos. Deixe ferver durante 20 minQuinta da Maúnlutos e depois retire do lume e deixe arrefecer na água. O doce, assim esterilizado conserva-se durante um ano.

Agora é só colher e preparar o doce

Sem comentários:

Enviar um comentário