domingo, 3 de novembro de 2013

Et Voilá... MostaJAM...Making of...a Dream

http://www.florestar.net/mostajeiro-de-folhas-largas/mostajeiro-de-folhas-largas.html
Concretizei um sonho...fazer com as "miúdas" cá de casa o doce de mostajeiro, mais conhecido por Mostajada, cuja inspiração veio da Ludovina Margarido da Quinta da Maúnça, do Aquilino Ribeiro, da sogra do Carlos Miranda e já agora da Câmara Municipal de Viseu...














Este é o subproduto que vou solicitar aos meus colegas de Nutrição e Qualidade Alimentar que avaliem os antioxidantes porque...cheira-me!

4 comentários:

  1. Bom dia caro Paulo Barracosa,

    Agradeço, em nome da equipa, a sua simpatia e reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido e acho até que seria importante desenvolvermos qualquer projeto em comum… tenho imensas ideias e falta de parcerias para as desenvolver … fico á espera que venha visitar-nos um dia destes, se assim o entender.
    Se estiver interessado neste workshop de cogumelos, faça rapidamente a sua inscrição pois já está quase preenchido.
    Relativamente ao doce e á geleia, confesso que não é um segredo da avó pois os mostajos serviam apenas para dar cor á aguardente e eram comidos assados…
    A história do doce que inventei, ou melhor, usei o segredo da avó em relação aos outros doces mas mudando a fruta, surge pela dúvida que surgiu na ortografia da palavra mostajeiro, que em alguns guias de árvores nos aparecia escrito co “g”… ao consultar um dicionário lá de casa encontrei também a palavra mostajada: doce feito com o mostajo, fruto do mostajeiro, com consistência e cor semelhante á marmelada… e pronto, estava dado o mote para a criatividade…
    Junto portanto a receita, que também pode ir acompanhando na minha página do facebook se me pedir amizade (é só ir ao Google e procurar Ludovina Lopes Margarido)… há por lá um pouco de tudo em resposta às solicitações que me vão fazendo… Em relação à geleia, basta aproveitar a água de cozer os mostajos ou voltar a ferver todo o “bagulho” que é rejeitado do doce (cascas e caroços) e ferver com açúcar na proporção de duas medidas de água para uma de açúcar e ir retirando a escuma que se forma á superfície. Está pronta quando ficar clara e espessa.
    http://www.quintadamaunca.mun-guarda.pt/cantinhoverde/receitas04.asp

    http://www.quintadamaunca.mun-guarda.pt/cantinhoverde/receitas03.asp

    ResponderEliminar
  2. Assinado: Ludovina Margarido... bem haja Paulo. :)

    ResponderEliminar
  3. Então Paulo, já há novidades sobre as propriedades do mostajo? Já há mais gente na comunidade científica interessada nesse frutinho! Por aqui já estão em flor, queres que mande fotos? Abraço!
    Ludovina Lopes Margarido

    ResponderEliminar