segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dia do IPV foi comemorado... sem alma e coração!

Já se passaram alguns dias sobre o dia do IPV, que foi  comemorado no dia 4 de dezembro  com a realização de um workshop sobre "Transferência de conhecimento". A iniciativa teve o seu mérito com a vocação de abrir o IPV à comunidade empresarial, mas julgo que foi pouco ambiciosa na medida em que acondicionamos a comunidade que se interessa pelo IPV no pequeno auditório. Antes demais, o IPV tem que se conhecer por dentro, umas escolas saberem o que as outras fazem e muitas vezes numa escola cada um de nós saber o que faz o colega do lado. Acredito que isso traria muitas surpresas e sinergias com uma enorme valorização para o IPV e para a região. Para isso seria uma apresentação em grande num auditório condigno à altura das circunstâncias e a convocação do IPV no seu todo. Em relação aos potencias interessados e "investidores" no know-how do IPV, julgo que pode ter sido um primeiro passo mas muito incipiente. Uma apresentação ainda que sumária como foi o caso era importante, mas mais importante era ouvirmos os empresários e percebermos os seus anseios. Não faço ideia quantos eram os empresários? de que áreas eram? e quais os seus reais interesses? Era importante irmos às suas empresas, ver o que fazem e onde podemos ajudar. Isso pode ser uma segunda fase, mas tudo deve estar pensado desde o início. Entendo que esta ação ficou curta...muito curta, não deixando de ser uma ação louvável, mas os tempos de exigência e de competição são outros, não podemos andar com amadorismos, quando assistimos a exemplos de excelência de outras instituições. O IPV tem que tomar a responsabilidade, provavelmente com o centro de investigação, de assumir uma verdadeira "Presidência aberta" para com o mundo empresarial e a comunidade envolvente. Bem sei que não é fácil, mas todos juntos temos que ser capazes!
 Temos recebido várias notícias,  sobre prémios que colegas nossos têm recebido no estrangeiro, o que nos deixa motivos de enorme orgulho e noção da capacidade instalada no IPV. Seria bom que esses trabalhos pudessem ser divulgados cá e adaptados à nossa região para que os primeiros a usufruir destas mais valias sejam as nossas gentes, aquelas por quem temos responsabilidades acrescidas e que seguramente nos darão mais forças se o nosso trabalho proporcionar qualidade, inovação, rentabilidade económica e coesão social nesta região que é o coração de Portugal.
Não posso deixar de dar os parabéns à forma brilhante como os meus colegas do IPV, João Goiana e Pedro Rodrigues apresentaram os seus projetos de forma concisa, atendendo ao âmbito da plateia e aos objetivos da ação. Não pudemos ficar para ver os outros projetos porque não tínhamos lugar na sala. Julgo que ideia seria mais casting e não partilha e discussão de projetos e da forma como poderiam interessar à região e aos empresários presentes em particular. Lá terá isso sido discutido no almoço, sobre a mesa, mas em circulo fechado. Fiquemos a aguardar os resumos da ata.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário