quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Hoje está a ser um dia que... vale por "CET"





Hoje está a ser um dia longo, mas com um gozo imenso. Comecemos pelo fim!. Os alunos do CET estão a provar que querem aprender e colaborar. O meu imenso obrigado pela disponibilidade e competência e prometo que vos ensinarei aquilo que quiserem aprender no que ao CARDOP diz respeito e ao pouco mais que sei. Vocês estão a contribuir para a ciência, faz parte do meu papel e do vosso sentido de responsabilidade. Hoje é caracterizar a morfometria das sementes, amanhã é no campo e depois no laboratório. É na prática que vocês são valorizados e aí que se deve dar a teoria, quem não perceber isso percebe pouco do papel de uma ESAV e do potencial dos alunos de um CET. Na foto não aparecem a Francisca e a Patrícia, que mereciam por terem sido as primeiras a disponibilizarem-se. Não faltarão oportunidades de aparecerem.
Mas houve mais...muito mais...
Falamos (o Jorge Oliveira) com a Equigerminal por causa de um estágio de um aluno e projetos de futuro...
Estivemos (o António Pinto) reunidos com o Pedro Almeida, o "homem dos buracos negros" de Vila Chã de Sá. Veio-nos propor um projeto. Saiu mais baralhado do que entrou, mas julgo que cheio de esperança... e nós também.
Recebemos a noticia do António Rosa, que o material da Fopil chega amanhã para iniciarmos a hidroponia a sério, à profissional ...com LEDs, vá-se lá saber porquê! Depois é só trabalhar com os cursos profissionais da Viriato e os alunos de Biologia do 12º Ano e os respetivos professores e o Diretor a coordenar isto tudo.
E tantas mais outras coisas que ocorreram hoje, para além de trabalharmos um pouco e fazermos trabalho burocrático de atas e relatórios.
Na sexta-feira vamos à Casa da Insua com 60 alunos da Viriato, fazer o queijo Serra da Estrela com toda a mestria e saber da D. Maria do Céu, graças à disponibilidade do Eng. José Matias. Um agradecimento ao IPV pela cedência dos autocarros a título excepcional.
A propósito hoje houve exame de Biodiversidade e Valorização dos Recursos Genéticos e os alunos de Ecologia e Paisagismo portaram-se bem! O Davide lá continua a construir a página do CARDOP...agora é que vemos o trabalho feito....e o que falta fazer!
Amanhã vamos com os alunos de Biotecnologia e Melhoramento de Plantas para o laboratório da Católica trabalhar a bioquímica, com a excelência dos equipamentos e do Know-how lá instalado. Até amanhã...ou até logo se calhar...   

Sem comentários:

Enviar um comentário