sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Hoje foi uma dia. S...E..., Serra da Estrela...; Seis...Estrelas


A nossa função é tornar os sonhos fáceis de realizar, ou pelo menos parecer que são fáceis, mas nunca nos podemos esquecer que os sonhos são atingíveis, mas requerem muito trabalho... de muita gente. Foi o caso do que aconteceu hoje desde a Viriato à Casa da Ínsua. Pensado a semana passada e realizada esta semana. Para isso foi preciso a colaboração de muita gente, do IPV, da ESAV, da Casa da Insua, da Escola Secundária Viriato,  ... que precisamos conhecer porque são pessoas fantásticas.
As professoras da Viriato e o seu Diretor pedem...nós só temos que concretizar...depois entra a D. Clarinda, a Presidência da ESAV, A Dr.ª Élia, os serviços do IPV, o seu Presidente, os motoristas ( O João e o Sr. António)...e depois toda a casa da Ínsua, o Eng. José Matias, a D. Maria do Céu, a D. Filomena, o Sr. Joaquim e o dr. Machado Matos... no topo de uma pirâmide, mas com uma humildade desmedida.
Isto tudo para quê? por causa dos 60 alunos dos12ºAnos da Viriato que colaboram no projeto Simbiose, um projeto Ciência Viva que em boa hora lançamos com a Universidade Católica, Departamento de Ciências da Saúde para promovermos o ensino do cardo no ensino secundário. Estes alunos já colheram capítulos, mediram sementes, estudaram alguma bioquímica das cardosinas, e realizaram provas de queijo Serra da Estrela...já fizeram quase tudo para merecerem todo este nosso empenhamento.
Quando pensamos esta iniciativa tínhamos um objetivo... o que vos digo é que o que se passou hoje excedeu todas as minhas expectativas. Em primeiro lugar pelos alunos, foram excecionais, os da Viriato e os meus do CET da ESAV, muito por culpa dos seus professores, as Prof. Margarida, Lígia e Alexandra.
A D. Maria do Céu e a D. Filomena foram inexcedíveis, na transmissão do saber empírico, muitas vezes aquele que mais vale e na forma colaborante como entenderam este desafio. Os nossos pedidos de desculpa por hoje terem demorado muito mais o vosso dia de trabalho. Julgo que quando o Eng. Matias, pensou no desenho deste complexo da queijaria, nunca terá pensado que comportaria 60 pessoas...pois aí está atingido o limite, 60 pessoas na queijaria, desde que colaborantes, interessadas e trabalhadoras.
Em relação ao Eng. José Matias, pouco ou nada haverá a dizer, só referir que o que pedirmos ele concretiza! desde plantação de campos de cardo, jantares de degustação, provas de queijo... Temos que ser ambiciosos mas termos o cuidado de não exagerarmos. O nosso grande obrigado ...que só temos uma forma de agradecer...trabalhando em prol do Queijo Serra da Estrela, no que toca ao cardo e não só.
O meu amigo Dr. Machado Matos...fica para o fim...não porque os últimos são os primeiros, mas porque já me ajudou a concretizar vários sonhos e este foi apenas mais um deles e quando soube que nos daria a última mensagem de despedida, foi como que " a cereja no topo do bolo". Acredito que a Casa da Ínsua entrará numa nova era, que não será fácil, mas com labor, competência, inovação, criatividade e vontade é possível  e eu acredito piamente nisto... senão não o diria!  Hoje foi um dia Seis Estrelas que acredito que muitos destes alunos não esquecerão. Sejam bons divulgadores do saber e dos sabores do queijo Serra da Estrela. Um abraço amigo a todos vós por terem tornado possível esta realização... mais cinco! O projeto irá adquirir estes queijos e iremos provar estes queijos na Escola Viriato, com os alunos, os professores, o Diretor e os colegas algures no início de março e convidaremos todo o elenco da casa da Insua e do projeto.
A propósito das fotos do dia de hoje que os alunos terão tirado, queremos premiar as melhores, por isso façam-nas chegar a pbarracosa@gmail.com
 

O "Joãozinho" conduziu-nos com todo o cuidado e mestria sem tirar o olhar da estrada nem da Casa da Insua.
 



Chegados, colocamos os autocarros do IPV no Parque...do Pároco! Se vierem as multas...eu pago! 



Os alunos nem tiveram tempo de ver os jardins e as instalações da Insua...fica para uma próxima.
 Serão sempre bem-vindos se forem com os Pais...


A Palestra introdutória do Eng. Matias disse quase tudo...foi uma autêntica aula num dos melhores anfiteatros de ar livre...com a piscina em fundo!
 


 
O vestir do equipamento foi um passo obrigatório que deram uma imagens engraçadas...todos com fatos de "astronauta".
 

Com uma equipa de luxo destas, o trabalho até custa menos!
 


Conversa entre duas boas amigas!
 


Trabalhar uma coalhada de eleição...até parecem pipocas!
 




Os rapazes deram o exemplo...mãos frias...coração quente...na mesa de operações!
 



Um público atento...com casa cheia!
 


D. Maria ensine lá esta malta...que eles querem aprender!
 


Esta menina diz que quer provar a massa...ou terá sido a única que se queixou?
 


Esta é a foto mais expressiva de todas...e aquela que tem que ser batida no concurso!
 


O erguer do troféu...number one!
 



Este é o da Ana Lopes!
 





Esta é daquelas imagens únicas...
 


Os alunos de visita ao Cofre!
 



O saber de um futuro compadre...confrade!
 


Os meus alunos do CET ao pé das plantas que estão a caracterizar F1-25-4
 

O discurso do timoneiro...
 
 
Até uma próxima e um Obrigado do tamanho do Mundo!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário