domingo, 27 de abril de 2014

O Nosso Menu de Degustação numa…

…SIMBIOSE de tons, cheiros, aromas, sabores…e saberes por Terras da Viriato…




Criado com os alunos em simbiose… com o nosso mentor o Chef Paulo Serra e as nossas Estrelas Madalena Gouveia, Miguel Loureiro, Carlos Alberto Borges, Manuel Paraíso, João Madanelo, Joaquim Morgado, António Figueiredo,…
Existe uma grande diferença entre alimentarmo-nos pela necessidade do organismo e degustar, sentindo os prazeres de cada sabor dos alimentos, cujo paladar pode ser amplificado através dos sentidos do olfato e da visão. Cada ingrediente deverá ser especialmente selecionado e numa ordem tal que instigue uma reação com resposta sensorial agradável. Numa degustação, as emoções entram em cena. Ao sermos surpreendidos com um sabor ácido, depois com um doce, seguido de um amargo, os sentidos vão sendo estimulados tratando-se de uma oportunidade única de os educar. Além da diversificação de paladares, existe ainda a curiosidade pelo próximo momento, ampliando-se assim o seu prazer e remetendo-o a memórias gustativas e momentos prazerosos do passado. A degustação é um exemplo clássico da estimulação que abriga as emoções e neste caso específico o prazer. No momento de uma degustação a pessoa é comandada pela emoção do prazer e o seu córtex cerebral que é responsável pela razão e pela inteligência não é ativado. Os impulsos nervosos seguem um "atalho" para satisfazer o hipotálamo (área responsável pela fome, sede etc). Os alimentos simples também merecem ser degustados. Uma boa salada de alface, bem temperada, um arroz com aquele aroma de tempero inigualável, uma carne ou frango ou peixe bem temperado, com consistência ideal, tudo isso com um visual agradável tem que ser apreciado com todos os sentidos.
Na elaboração deste Menu de Degustação tivemos o cuidado de seguir algumas da recomendações do Programa Nacional de Alimentação Saudável. Adicionar produtos hortícolas que não utilizamos habitualmente e cujos benefícios são conhecidos e que fazem parte da memória coletiva desta região. Fazer apelo à prática da Dieta Mediterrânica, através da inclusão de alimentos de origem vegetal (produtos hortícolas, fruta, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos); produtos frescos da região, pouco processados e sazonais; consumo de azeite como principal fonte de gordura; consumo moderado de lacticínios, sobretudo de queijo e iogurte; consumo frequente de pescado e consumo moderado de vinho, principalmente às refeições
 Somos Convidados a VIR…e num (H)IATO  “Escolher Ciência” e combinar a gosto os…
…. Mimos d`A(H)orta…  (Vasco da Rocha Pinto/ Ervital/ Ecoseiva/ Esc. Viriato);
… Deleites MADE ANCOSE by MADanElo e MADalEna;
Iogurte de ovelha;
Manteiga de ovelhas do Monte Maior;
Queijinhos frescos da Bordaleira com Topping de ervas e especiarias;
Queijo Creme;
…. Frutos da Beira…. Beautiful Fruits que nos enchem o Coração.
… Azeites da APPACDM condimentados com ternura e em simbiose com a Ervital (alecrim, oregão, louro,…);
  Vinagres condimentados (ervital)
… Enchidos de Barrelas fumados com Sentimento nas Geografias de Aquilino (Fumeiros Terras do Demo).
  A Entrar…
 … Uma Cavala Marinada a nadar em variações de Maçã (Beira Alta) à Brunesa e Laminados de champignon.
 A Saborear…
…Um Creme de Azedas a “Brotar” o sabor do “Maia Loureiro”.
 A Provar…
… Composição de carnes em passe-partout de Courgette, pinceladas com sabores e traços silvestres das nossas Hortas, dos nossos Bosques e das Terras do Demo.
Acompanhamos com arroz de carqueja… de fazer inveja.
Tocamos ao de leve…
… Numa MADALENA de Cardo banhada numa infusão de Menta com gelado de iogurte ovelha Serra da Estrela e cobertura de doces vermelhos com laivos de Shiitake ao sabor Bioterris.
Assentamos com…
Cafés e Infusões (Ervital), acompanhados por Bombons de chocolate texturados de cardo e recheados com Queijo DOP Serra da Estrela
 A Todo o Tempo…
Pão de Centeio e Broa de Milho
Vinho com Chancela do Dão
Sumos de Autor com a nossa Fruta e Aromas… ERA VITAL
Água de Primeira… aos Montes

 

Sem comentários:

Enviar um comentário