segunda-feira, 5 de maio de 2014

20 Anos ESAV...um discurso que nos enche de orgulho da Associação de Estudantes...



(discurso do André Fonseca da Associação de Estudantes da ESAV na comemoração dos 20 anos da ESAV)

Muito Boa tarde,


Cumpre-me a Exa. Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Viseu, transmitir-vos as mais sinceras desculpas, mas por motivos profissionais não pode estar presente neste evento, singular e importante na vivência coletiva desta escola.

Gostaria deste modo agradecer o convite que nos foi endereçado, o qual muito nos honra.

Este é um marco na vida de uma qualquer entidade, a da comemoração de mais um ano de laboração, mas permitam-me a ousadia de dizer que é ainda mais especial quando se trata de um estabelecimento de ensino com a marca de qualidade e simplicidade que caracterizam a Escola Agrária de Viseu.

Vinte anos podem parecer poucos quando se trata de um polo de ensino, e é por esta razão que devemos reconhecer o mérito destes profissionais (tanto a presidência como professores, funcionários, administrativos e também dos seus estudantes, que lhe dão corpo e funcionalidade), pelas distinções e objetivos que por mais que parecessem ilusórios são realidade e se espelham naquilo a que hoje chamamos Escola Superior Agrária de Viseu.

Somos uma escola jovem, mas que se distingue das restantes pela qualidade do ensino, pelas relações humanas que aqui facilmente se propiciam e pela acessibilidade burocrática e de acompanhamento dos estudantes. É de louvar os pioneiros que há 20 anos visionaram, trabalharam e construíram esta que é das melhores escolas agrárias do país, não estivéssemos nós no melhor Politécnico do país.

No panorama social que vivemos, é notória a falta de interesse pelas ciências do meio rural, existe um desleixo e de certa forma algum estigma nas atividades rurais, mas a Agrária é o espelho que as mentalidades mudam, pois vemos todos os anos profissionais altamente qualificados e especializados que daqui saem para um mundo laboral exigente, mas no qual facilmente se destacam e chegam a empregos de difícil acesso. E isto advém de quê?

De uma forte política de ensino de qualidade que se pauta nos níveis de empregabilidade desta escola, que em certos cursos chega a não conseguir corresponder à oferta.

A Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Viseu, é como o próprio nome indica uma associação dos estudantes para os estudantes e seu meio envolvente. Somos uma associação de apoio à comunidade académica, que foi criada com o intuito de transmitir e representar os alunos nas decisões da escola, bem como reportar pontos de vista discordantes com certas decisões à organização funcional da Escola.

A AEESAV tem um papel importante na comunidade, pois transmite os valores da Escola e possibilita uma visibilidade mais alargada à restante comunidade estudantil do Instituto, da comunidade de Viseu e mesmo no panorama nacional e já até em referências internacionais.

Temos também como é óbvio a obrigação de proporcionar alguma qualidade na vida universitária dos estudantes, tanto a nível escolar como recreativo. É de salientar a nossa Monumental Garraiada, inserida nas semanas culturais do Instituto, no qual a Agrária de Viseu se torna o ponto de convivência de todo o Instituto, dando a conhecer a escola, as suas valências e o estilo de vida agrária, com todas as suas tradições e costumes.

O Instituto, a cidade e o próprio país devem agradecer a esta escola por todo o trabalho realizado em prol da ciência, da educação e da economia, pois é aqui realizado um trabalho de qualidade, altamente referenciado e de interesse público. Poderão dizer-me que as outras escola também o são, ao qual rapidamente contraponho argumentando que são poucas as escolas que produzem resultados como nós… Nós temos um compromisso com a sociedade de formar bons profissionais e de contribuir para o melhoramento da vida e condição animal, da saúde pública e veterinária, da qualidade e técnicas alimentares, da agricultura e agronomia, da sustentabilidade ambiental, da rigidez e segurança alimentar, enfim um conjunto de atividades que são poucas as escolas que o proporcionam.

Permitam-me a ousadia, mas não julguem esta escola pelas suas paredes, pois por dentro destes pavilhões pré fabricados, arquitetonicamente e do ponto de vista estéticos em nada comparáveis com outros estabelecimentos de ensino, vive algo que ninguém deixa que morra: a curiosidade.

A ciência é sem dúvida o motor desta escola, e confesso-vos que é um grande motivo de orgulho. Não só pelos projetos e galardões que já obtivemos mas pela concorrência e muitas vitória contra grandes instituições de ensino a nível nacional e internacional.

Viver numa agrária é por si só uma vivência enriquecedora e atrativa, porque os nossos laboratórios são ao ar livre, são poços de energia contaminante. As relações tão próximas entre funcionários, docentes e alunos é algo surreal e em nada igualável a outra instituição. E não o podia ser mais, pois a Associação é mesmo ao lado dos gabinetes dos professores.

É este espírito de união que nos distingue de outras escolas, onde as divisões de departamentos e cursos são acérrimas disputas pelo poder e pela importância, que não deixa de ser algo contraproducente, numa correta filosofia de trabalho uno.

Orgulhamo-nos acima de tudo de sermos um grupo coeso que tem apenas um objetivo comum, preservar a história e assegurar espaço para se escreverem muitas mais histórias.

Concluo apenas citando Tolstoi que dizia “A condição essencial para a felicidade é um ser humano dedicado ao trabalho”, mas não se esqueçam que para uma plena felicidade como a descrita, é necessário um ensino de qualidade, união e amor ao que fazemos, pelo que estou certo que a Agrária de Viseu será uma constante fonte de Felicidade!

Muitos Parabéns à Agrária e o nosso muito obrigado pelo que fez, faz e continuará a fazer por nós.

Viva a Agrária!



P’la Associação de Estudantes da Escola Agrária de Viseu

André Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário