segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escolher Ciência...em Simbiose com..Euclides Pires e a sua equipa... Unforgettable

...apenas foi possível com o apoio do programa Ciência Viva e com a generosidade extrema do Prof. Euclides Pires e de todo o seu "Staff" que inclui o Prof. Carlos Faro, a Doutora Conceição Egas, a Doutora Isaura Simões, o Doutor Bruno Manadas, o Doutor Pedro Castanheira e todas os restantes colaboradores...uma equipa com a qual dá gosto conviver, aprender e partilhar experiências e momentos como este.
Os alunos, docentes e investigadores do projeto Simbiose tiveram o privilégio de visitar os laboratórios e escutar as experiências científicas de todo este vasto grupo que conhece como ninguém as proteases aspárticas do cardo, que estudam desde há 30 anos.
Mas fomos todos, os 60 alunos da Escola Secundária Viriato, os formandos da APPACDM, alunos da ESAV e da Universidade Católica, para deixarmos um testemunho. Um "tufo" de cardos nos belos jardins do parque biotecnológico Biocant, junto ao Auditório Euclides Pires que foi uma das boas novidades com a qual me deparei na visita. Um homenagem em vida muito merecida e própria do reconhecimento de toda esta vasta equipa por uma personalidade de uma capacidade e humildade extremas.
Os cardos foram criados nos viveiros da APPACDM sob a "batuta" do Eng. António Figueiredo com toda a sua vasta equipa onde pontificam o Cartaxo, o Tavares e todos os restantes.
A Conceição e a Isaura deram-nos uma lição sobre o potencial e capacidade institucional do parque e dos seus investigadores. Depois seguiu-se uma visita pelos laboratórios de Genómica (Conceição Egas), Biotecnologia (Isaura Simões) e Espetrometria de Massa (Bruno Manadas) e ainda a uma das empresas do parque a Crioestaminal.
Foi realizada uma cobertura fotográfica e vídeo pelo Dr. Jorge Alves do CRAVE  (Centro de Recursos Audio-visuais) em colaboração com o meu colega Eng. António Pinto que dará a oportunidade divulgar todo este projeto de uma forma competente.
O final ficou marcado com uma degustação dos primores da nossa paisagem, da nossa gente e da nossa cultura. O Chef Paulo Cardoso da Casa da Insua brindou-nos com o Bolo do Melhor Cardo (ecótipo 25!). A Casa da Insua chefiada pelo Dr. Machado Matos, trouxe-nos ainda o Queijo DOP Serra da Estrela o vinho branco Dão e todo o charme de um hotel de Luxo que envaidece toda uma região. Da Ancose ao jeito dos Sabores e Ambientes da Serra da Estrela, pela mão do Eng. João Madanelo veio o Queijo Serra da Estrela, o queijo creme e o iogurte de leite de ovelha "Serra da Estrela". Enfim, passou-se mais um dia em prol de todos estes alunos cujo objetivo é proporcionar-lhes o que de melhor temos. Instituições e investigadores de referência nacional e mundial com os quais temos a fortuna de poder contar. Aos alunos deixo uma mensagem de esperança no futuro, contem com os vossos professores da Viriato (Margarida e Alexandra,....) que são fantásticos e nós estaremos por cá para vos ajudarmos no que for preciso. Ao Ciência Viva e muito em especial às Drª. Rosália Vargas e Dr.ª Rosário Oliveira um agradecimento por terem proporcionado todos estes momentos a estes alunos e por terem tido a oportunidade de viverem estas experiências, que poderão contar como case study pela disponibilidade extrema de uma vasta equipa na verdadeira aceção da palavra. Nós apenas fomos facilitadores. A imagem que me fica na retina foi a do contentamento contagiante do Prof. Euclides Pires durante todo o dia. Não se esqueçam de regar os cardos, neste primeiros dias...pois foram plantados com love, care  and soul...são e serão a nossa Alma, a Alma de um projeto que não queremos que tenha um fim, mas que se possa replicar noutras geografias!
 

 






















Sem comentários:

Enviar um comentário