segunda-feira, 16 de junho de 2014

Viriato...em Destaque...

 
 
 Aqui segue a nota de imprensa enviada pela Viriato e cujo órgão de comunicação social, neste caso o Diário de Viseu, entendeu fazer a noticia...
"A Escola Secundária de Viriato ganhou, no passado dia 6 de junho, em Lisboa, o prémio Nacional INOVA 2013/2014, na categoria Criatividade com o projeto SuStentare. As alunas Débora Duarte e Juliana Jesus, do 12º A, e a Prof. Coordenadora Alexandra Rocha defenderam, com sucesso, o projeto SuStentare, que visa produzir sabonetes com propriedades dermocosméticas inovadoras a partir de sorelho (subproduto do fabrico do queijo “Serra da Estrela DOP”) e do cardo (Cynara cardunculus L.).
Este projeto multidisciplinar constitui-se como uma estratégia da Escola Secundária Viriato que visa potenciar os conhecimentos técnico-científicos e artísticos dos seus alunos e professores das diversas áreas do ensino das Ciências Naturais, Físico-Químicas e das Artes em prol da valorização dos recursos naturais e endógenos da região e de encontrar estratégias para a resolução de alguns problemas associados a algumas áreas tradicionais de produção, de que o setor do queijo “Serra da Estrela DOP” é um exemplo. Para o cumprimento deste desígnio, a Escola tem integrado alguns projetos como o Simbiose (Ciência Viva), o CARDOP (Proder) e agora o Sustentare, com diversos parceiros de referência, como a Escola Superior Agrária de Viseu/IPV, o Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa-Centro Regional das Beiras, a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela), a Casa da Ínsua/Visabeira, a Confraria do Queijo Serra da Estrela e a Empresa Burel Factory.
O projeto SuStentare pretende ser um contributo para uma abordagem estruturante, motivadora e inovadora do ensino das Ciências na Escola e procura, também, dar um contributo importante para explorar o modo como a Ciência, a Tecnologia e as Artes podem contribuir para rentabilizar recursos existentes na região onde a escola se encontra integrada, numa perspetiva de sustentabilidade, capacidade, criatividade e inovação. Surge, ainda, como resposta aos apelos de diversas associações e empresas do sector dos laticínios da região, que reconhecem a necessidade de serem encontradas estratégias para a minimização dos impactos ambientais de alguns subprodutos resultantes do fabrico do queijo “Serra da Estrela DOP”, encontrando, inclusivamente, formas para a sua valorização económica e ambiental. Na obtenção do processo de coagulação do leite de ovelha da raça “Serra da Estrela” para o fabrico dos afamados queijo e requeijão “Serra da Estrela DOP”, surge, como subproduto, o sorelho. O reconhecimento do valor nutricional e farmacológico deste subproduto, o qual contém mais de 50% da matéria seca do soro original e que pode constituir, pontualmente, alguns problemas de impacto ambiental, levou-nos a considerar que o sorelho, dadas as suas características, se podia constituir como uma matéria-prima base para a concretização deste projeto inovador. Os promotores do projeto entenderam centrar, no todo do produto, um conjunto de valências e recursos endógenos, onde o burel, produzido a partir da lã de ovelha raça “Serra da Estrela”, entra na conceção e realização da embalagem e o óleo das sementes, os extratos das flores e das folhas de cardo na composição da matriz do sabonete, em complemento do sorelho.
Este projeto piloto entra, agora, numa nova fase de estudo laboratorial intenso, relativo à caracterização das propriedades bioativas, exfoliantes e aromáticas dos sabonetes, que irá culminar num ensaio de testes dermatológicos. Paralelamente, irão ser desenvolvidos e explorados os conceitos de marca, imagem, embalagens e marketing, respeitando os valores intrínsecos ao projeto, relativos à valorização dos recursos naturais e endógenos, do potencial humano da região, da sustentabilidade ambiental e da qualidade estética assentes na criatividade e na inovação. Acreditamos que, apesar do percurso que falta concluir, e por todo o empenho, resultados e sucessos já obtidos, a breve trecho, este produto possa ser uma realidade comercial e possa ser experimentado e ensaiado, após a conclusão da fase de testes, num dos nossos parceiros privilegiados, o Hotel de charme Casa da Ínsua, como prova de um percurso e de uma estratégia de sucesso que envolve instituições em prol de um setor e de uma região."


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