quarta-feira, 25 de março de 2015

Bati com a cabeça...mas seguimos em frente...

Muito havia por falar sobre o que se passou no sábado passado, no âmbito da apresentação das conclusões do projeto PRODER "Valorização dos Recursos Genéticos do Cardo" mas melhor que as palavras mostro apenas imagens. Falemos apenas das coisas boas, porque das menos boas a história se encarregará de as esquecer...ou lembrar muito mais tarde. Cada um no seu papel que tire as ilações. Nós não temos jeito para organizar eventos. Temos que assumir, em especial eu, o José Matias e o João Madanelo. Deixemos isso para os que realmente sabem. Se houvesse uma próxima o almoço era servido em mesas e bancos de madeira corridos no forno comunitário de Sangemil com o borreguinho a sair do forno de lenha. Em relação à ausência de comunicação social,...ainda bem. Agora mais do que nunca temos que sair de cena e escolher muito bem aqueles com quem vamos colaborar que são os mesmos de sempre: Eng. José Matias (Casa da Insua, parte Agrícola), Eng. João Madanelo (Sabores e Ambientes da Serra da Estrela, Carlos Lopes de Germil e Paula Lameiras (Oliveira do Hospital), APPACDM e Estabelecimento Prisional do Campo. Em termos científicos, a Universidade Católica é o nosso parceiro privilegiado, mas acredito que outros também queiram ajudar. Um agradecimento especial à Casa da Insua, ao Municipio de Penalva do Castelo, à Caixa de Crédito Agrícola Mutuo do Vale do Dão e Alto Paiva, à Ervital, Bioterrris, Fumeiros do Demo, Vasco da Rocha Pinto, Sabores e Ambientes da Serra da Estrela, Queijaria Lameiras, Ancose, Queijaria de Germil. Uma nota esta realização só foi possível pelo empenho de muitos, mas um destaca-se claramente o Eng. José Matias. O muito obrigado em nome do CARDOP. As fotos são autoria do CRAV/ IPV by Joel e Jorge Alves.

Com o Sr. Joaquim, o pastor da Casa da Insua























Na bucha com as padeiras de Sangemil, os doces Bioterris, os queijos Casa da Insua, os mimos  da Sabores e Ambientes da Serra da Estrela e as infusões fantásticas Ervital...


























Na queijaria com quem sabe, a D. Maria do Céu que "jogava em casa", a Madalena Gouveia da Ancose/Sabores e Ambientes da Serra da Estrela, e a Paula Lameiras da Queijaria Lameiras. Não puderam marcar presença a Maria do Carmo e o Carlos Lopes da Queijaria de Germil mas fazem parte desta equipa de luxo.







































Passamos ao menu de degustação....









Depuis le CARDOP. Na mesa estavam o Prof. Doutor Euclides Pires, a Prof. Doutora Marlene Barros, o Prof. Doutor Pedro Louro, o Eng. Jorge Gomes e o Eng. José Matias.
















































Na sessão de encerramento marcaram presença o Presidente do Municipio de Penalva do Castelo, o Prof. Doutor José Costa, a Prof. Doutora Marlene Barros, o Eng. Jorge Gomes, o Dr. Machado Matos e o Eng. João Madanelo.

















O remate final para levarmos os aromas e os sabores connosco, e a memória de um dia entre amigos em prol da fileira do Queijo Serra da Estrela DOP
























Como os últimos são os primeiros, entram os artistas...plásticos. Não gostamos de fazer as coisas pela metade. Era escusado fazermos esta instalação, mas e se não o fizéssemos? O nosso obrigado ao José Manuel que esculpiu a pedra, ao Né Magalhães que surpreendeu com a Madeira, à Barraca dos Oleiros que nós trouxe o Barro matriz de toda a paisagem. A APPACDM  fiou a lã e a Viriato fez flores. Um parabéns a todos pela forma inexcedível como colaboraram e acredito continuarão a colaborar. O Paulo Medeiros é o arquiteto de toda esta "engenharia". Desenhou a imagem para um Congresso Mundial...organizou-se um Congresso familiar ...de uma familia numerosa.









Ponto final em festas é altura de trabalho em prol de um território e das suas gentes, movidos pela excelência do Queijo Serra da Estrela DOP. Um agradecimento a todos os que marcaram presença incluindo os meus alunos, o nosso muito obrigado e desculpem qualquer coisinha. Muito mais havia por dizer fiquemos por aqui...FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário