terça-feira, 10 de março de 2015

CARDOP...Mais que um Projeto,... Mais do que uma Equipa...Uma Motivação Desmedida...em Prol Cardo e do Queijo Serra da Estrela



CARDOP, Um projeto Técnico-Científico que valoriza os Recursos Genéticos, Paisagísticos, Culturais e Humanos, Endógenos de todo o Território DOP do Queijo Serra da Estrela, que queremos que seja um Produto de Excelência Desenhado com a Natureza da Inovação e Assinado com a Alma.

O dia 21 de março, o equinócio que marca o início da primavera, foi o momento escolhido para o projeto CARDOP apresentar na Casa da Ínsua, em colaboração com os diversos parceiros associados, as conclusões e as perspetivas futuras do papel da Flor de Cardo na produção do Queijo Serra da Estrela DOP. Esta será uma oportunidade de exceção aproveitada para valorizar o Queijo Serra da Estrela DOP nas suas mais variadas vertentes (produtiva, técnica, científica, comercial e cultural) e para pensarmos o futuro, com aqueles que melhor conhecem o setor, as suas fragilidades, mas também o seu potencial de valorização e inovação. O Queijo Serra da Estrela DOP é a imagem da “Ruralidade” mais capaz e inovadora, que se constitui como marca de um vasto território, das suas paisagens, dos seus recursos genéticos animais e vegetais, das suas gentes, cultura e tradições, traduzido num número exclusivo de produtores que queremos ajudar a inovar na tradição, num mercado extremamente competitivo, no qual se tem que se marcar presença ao lado dos melhores produtos agroalimentares.
A uma qualidade e cuidado na produção e apresentação, que representa toda uma geografia, juntamos a “Alma” dos seus criadores, um pouco à imagem do Care, Love and Soul, característicos da excecionalidade de poucas criações, entre as quais este ícone se tem que incluir.
Esta apresentação surge no término do projeto PRODER 2011-2015, que apoiou a valorização dos recursos genéticos do cardo (Cynara cardunculus L.), e precisamente no momento em que se discute na Comissão Europeia a manutenção da possibilidade de utilização deste ingrediente reconhecido de crucial importância para a determinação da qualidade DOP do Queijo Serra da Estrela. É precisamente nesta encruzilhada que todos os atores ligados a este ex-libris, nos seus mais variados papéis, se têm que unir para provarmos que todo o conhecimento técnico-científico se pode aliar à capacidade produtiva de modo a justificarmos a preservação de uma marca e de uma tradição milenar, mas que se quer atual e inovadora para fazer face aos desafios colocados pelos mercados.

Esta será uma jornada de trabalho e discussão, mas queremos ter a oportunidade de apelar aos sentidos para melhor entendermos e valorizarmos todo o labor e saberes que este produto inclui, desde o pastor, a queijeira, produção, comercialização, ciência, cultura. Na “Conversa e Assobios de Pastores” com o sr. Joaquim, o pastor da Casa da Ínsua, entre outros, serão a companhia de ideal para escutarmos os seus momentos e os seus silêncios para melhor entendermos a forma como conduzem os seus rebanhos, que são o seu orgulho, ajudando-nos a perceber onde nasce o Queijo Serra da Estrela DOP. Aproveitaremos este momento para dar a conhecer as características e a genética destas raças ovinas e a relevância das pastagens para a excelência do leite como Alma mater do QSE. A D. Maria do Céu, como queijeira residente da Casa da Ínsua, convidará a Maria de Fátima, da Queijaria de Germil, e a Madalena Gouveia, da Queijaria da Ancose, para mostrarem, com as “Mãos e Mimos de Queijeira”, que não há duas formas iguais de ser criada uma obra exclusiva como esta. Uma das grandes mais-valias do produto centra-se nessa diversidade de manufatura um pouco ao jeito do mais fino quilate da joalharia ou do artesanato. A escolha do tipo de Flor de Cardo a usar, que determinará a textura o sabor daquela matriz, será da exclusiva responsabilidade da D. Maria do Céu.
O Eng.º José Matias, no campo de recursos genéticos do Cardo da Casa da Ínsua, dará nota da aposta pessoal que fez em janeiro de 2012 quando acreditou que o ingrediente Flor de Cardo poderia ter uma influência clara na valorização do produto que estava a criar para satisfazer os padrões de qualidade da Marca Casa da Ínsua. A sua experiência vivida na primeira pessoa será um testemunho crucial do qual cada um de nós poderá tirar as suas conclusões.
O Chef Paulo Serra (Chef Residente da Casa da Ínsua) terá a oportunidade de nos brindar com um menu “de gostar” que irá “Honrar as Estrelas…as da Serra” e que valoriza os diversos elementos presentes na paisagem e cultura beirãs, e na fileira do setor Queijo Serra da Estrela DOP, designadamente, o Borrego Serra da Estrela DOP, o Requeijão Serra da Estrela DOP e o Cardo. Acreditamos que apareçam surpresas como os Mostajos, as Azedas, os Frutos do Bosque, as Pútegas, entre outros deleites.
Em paralelo, estarão presentes artistas plásticos, que têm recriado elementos estéticos ao longo destes anos associados ao projeto CARDOP, num trabalho coordenado por Paulo Medeiros, mas que inclui formandos da APPACDM, alunos da Escola Secundária Viriato, artesões que moldam o barro, escultores que cisalham a pedra e madeira. Enfim, uma diversidade de materiais e formas de criar que são a tónica e a imagem que pretendemos veicular com o CARDOP.
Mas este é ainda e acima de tudo um projeto de pessoas, e para as pessoas, que desde a primeira hora temos procurado valorizar. Estas pessoas, que não são meros números, que têm a tal “Alma” que tanto procuramos escutar, e que são hoje elementos vitais para os tão propalados territórios de baixa densidade. Falamos dos pastores, das queijeiras, dos produtores, mas também daqueles às quais as sociedades os rotulam por vezes como menos capazes ou inadaptados, estamos a falar dos formandos da APPACDM e dos reclusos que nesta longa caminhada que ainda agora começou têm sido de crucial importância.

Acreditamos que temos densidade suficiente para realizarmos uma jornada memorável.
Por tudo isto, e por muito mais que falta dizer, teríamos um gosto imenso em poder contar com a presença de V. Ex.ª, para poder estar presente e dessa forma ajudar a valorizar todo um território, as gentes e as suas memórias e muito em particular esse ex-libris que é o Queijo Serra da Estrela DOP.

Aqui fica o convite, para um hoje ou um até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário