terça-feira, 10 de março de 2015

Todos Convidados a Saborear um Território…em Profusão de Aromas e Deleite a Gosto


O Chef Paulo Cardoso |Casa da Insua| desenhou um Menu Exclusivo, para mais este momento de exceção do projeto CARDOP, procurando a inspiração nos mais variados elementos característicos do território Queijo Serra da Estrela DOP com leves apontamentos de outros territórios como os das Terras do Demo, de Azurara e do Montemuro. Esta é uma simbiose na qual se procura que a investigação associada ao Cardo promova a valorização do Queijo Serra da Estrela DOP e de todos os produtos da fileira, o Borreguinho, o Requeijão, o Queijo de Ovelha, Fresco, o Iogurte de Ovelha e o Queijo, o Amanteigado, mas também o “Velho”, aquele onde as valências do território se expressam de modo mais fino e nobre, todos reunidos num elenco “Serra da Estrela” entre os quais o cardo também se inclui.


A típica “Bucha”, servida a meia da jorna matinal, será um momento de “Tributo às raízes, aos Recursos Genéticos e às Gentes, as de Penalva do Castelo, mas também às das Terras do Demo, de Azurara e do Montemuro” que se quiseram associar ao evento por acreditarem na excelência dos seus produtos e na forma como os laboram e os apresentam. Teremos, o Pão de Sangemil, produzido e abençoado no forno comunitário recuperado pelo município de Penalva do Castelo. A maçã “Bravo de Esmolfe”, outra das referências do território de Penalva onde teve o seu “berço” e tem que saber ter o seu futuro. Estes são exemplos que confirmam a qualidade dos recursos endógenos destas paisagens e a astúcia das suas gentes, a par do Queijo Serra da Estrela e do Vinho do Dão e onde acreditamos que o cardo possa vir a pontificar no futuro. Neste contexto convidamos os Territórios do Demo a trazerem os seus enchidos, presuntos e os seus frutos do bosque e o Montemuro a trazer os seus mais profusos e inebriantes aromas e infusões.


O “Aconchego” para Almoço será servido, num palco de “Sabores e Aromas Inebriantes nos Jardins Perfumados da Casa da Insua”, no qual teremos a oportunidade de brindarmos e festejarmos o Queijo Serra da Estrela DOP com Espumante Casa da Insua acompanhado por estaladiços de caça. Aproveitemos para contemplarmos os matizes de aromas e a profusão de cores da vasta coleção de camélias seculares e da excelsa magnólia de 1842,…um momento que acreditamos perdurará nas nossas memórias, como a Primavera…do CARDOP.







O Almoço pretende ser uma “Pintura” que retrate “Um Território, uma Gastronomia, uma Cultura, …e as suas memórias” no qual, à semelhança de uma orquestra, cada elemento no seu tom, intensidade e singularidade desempenha um papel que procura em harmonia e sinergia valorizar todo este cenário. Aqui apenas iremos apontar os “esteios” e deixaremos as pinceladas de pormenor para que o Chef Paulo Cardoso, nos apresente na primeira pessoa, no próprio dia, depois de alguns de nós nos recordarmos desses sabores e aromas e lembrarmos os tempos de meninice. Para muitos serão sabores novos e renovados saberes que acreditamos passarão a incluir nas vossas “bibliotecas” de sensações.

De entrada surge uma Truta do Rio Paiva, numa “rionada” sobre crocante de boroa e espuma de QSE. O Creme de Azedas a dois tempos com o requeijão Casa da Insua, constituirá um momento de homenagem in memorium que acreditamos nos fará brotar sentimentos e sensações. Seguir-se-á o afamado Borreguinho “Serra da Estrela” Casa da Insua selado na brasa com grelinhos aos saltos e pinhões, acompanhado por batatas d´ouro, a fazer lembrar aquelas referenciadas pelo mestre Aquilino Ribeiro. A findar o Bolo do cardo, um must da Casa da Insua com gelado de iogurte de Ovelha Estrela e um apontamento de mostajo em nota de assinatura.

Acreditamos que esta será uma oportunidade única, quiçá a última desta organização, onde poderemos deleitar e saborear as principais Estrelas do Território do Queijo Serra da Estrela DOP, pincelados com fragrâncias e com a sensibilidade de Mestres “Artesãos”. Este cenário idílico só é possível pela colaboração de muitos, liderados pela Casa da Insua (Hotel e Produção Agrícola), Ancose/Sabores & Ambientes Serra da Estrela (Oliveira do Hospital), Ervital (Mezio), Bioterris, Fumeiros Terras do Demo e pelo Município de Penalva. Acreditamos que muitos outros se queiram associar e disso daremos nota. Esperamos poder contribuir para a valorização destes territórios, dos seus recursos endógenos e das suas gentes trazendo os convidados aos locais onde se respira o Genius Loci e onde os aromas e as sensações se expressam na sua plenitude...


Preço: 28 Euros/Pessoa

Inscrições: tel. 232642222 ou casadainsua@visabeiraturismo.com


As inscrições estão abertas ao público em geral amante dos deleites da Serra da Estrela, e são aceites por ordem de inscrição até ao limite do número de lugares da sala.

1 comentário: