domingo, 20 de setembro de 2015

"A nobreza cultiva-se desde o berço"...Isto é tudo muito lindo, mas....


Num fim-de-semana que o Dão e Viseu estão em alta, devemos enaltecer o feito, mas devemos igualmente fazer ver algumas contradições que se pagarão caro no futuro, com as alterações  climáticas, com a necessidade de manter inovação e continuar a adquirir conhecimento científico nas nossas nobres castas e práticas culturais. Já o falei num artigo de opinião na Gazeta e agora constato a realidade. Enquanto precisaram (e...ainda hão-de precisar) retiraram os dividendos pessoais de todo o património genético e conhecimento técnico-científico da Quinta da Cale e muito em particular da Eng. Vanda Pedroso e da sua equipa. Agora que o saber é de domínio público toca a tirar os maiores proventos comerciais sem redistribuir algum desse valor acrescido naquela estrutura que é um esteio da Vinha e do Vinho do Dão. Sinceramente sinto que é a altura de apoiar aquela estrutura e digo publicamente que estou disponível para a apoiar cientificamente, agora que pouco lá continuam. É nestes momentos que me vêm ao de cima o sentido de cidadania e de serviço para o bem público em prol de uma região.
A juntar a esta constatação e no vinho apenas faltava uma no queijo Serra da Estrela DOP. A EstrelaCoop, entidade de "referência" na certificação do Queijo Serra da Estrela, vem propor aos associados que vendam o queijo para os "Afamados" Pastéis de Bacalhau com Queijo Serra. Atitude "inteligente", própria de uma estrutura "inteligente". Daqui a pouco tempo os produtores de queijo da Serra da Estrela, serão conhecidos como "aqueles que produzem um queijo que serve para fazer pastéis de bacalhau"...tudo isto acompanhado com a música do Quim Barreiros... Isto é uma estratégia de Marketing de outro mundo, própria de Marcianos ou "Matarruanos". Não vale a pena estarmos preocupados com o cardo, a ovelha raça Serra da Estrela e o seu leite de excelência e os  demais primores deste ex-libris o Queijo Serra da Estrela DOP, cujo património está nas mãos dos produtores ....o sucesso está garantido nas mãos destes "gestores de imagem e produto". Ainda gostava de saber quem é que lhe dá as dicas. Vou-me embora só para não me irritar com isto...
Não dêem o sucesso como garantido, apenas com festas, lembrem-se que há países que guardam as reservas genéticas com o maior dos cuidados em bancos de germoplasma, com vista o futuro. Esta região não é só paisagem é um "Hotspot" de biodiversidade milenar...saibamos preservar aquilo que os outro nos deixaram e apostemos num melhoramento e inovação a sério. Não queremos ser apenas "seguranças" mas melhoradores com conhecimento e arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário