domingo, 10 de abril de 2016

Estava "Murtinho" por provar...

O Myrtus communis é designada vulgarmente por murta ou murtinheira e os seus frutos por murtinhos. Vem isto a propósito de um licor de murta que me foi dado a provar para que eu sirva de "balão de ensaio". Claro está que depois disto não posso "soprar no balão" e tenho que ficar a "curtir". O licor está muito bem feito, com um aroma concentrado peculiar que pode muito bem ser servido com uma "pedrinha de gelo" ou num copo de chocolate e ..."marcha que nem uma ginja". 
Com as folhas e frutos, prepara-se um vinho aromático-adstringente muito agradável ao paladar, macerando-se durante dez dias 20 a 50 g de folhas e frutos num litro de vinho generoso. A propósito...também se usa para curtir azeitonas.
A murta é uma planta prezada desde tempos antigos, sendo consagrada a Vénus pelos gregos e romanos, devido provavelmente à beleza do conjunto da sua folhagem e flores. Com murta se coroavam os amantes ditosos e se faziam grinaldas para ornamentar as festas de amor. Em certas regiões da "província" também se dá às flores de murta o nome de flores-de-noivado, por serem usadas pelas noivas em vez da flor de laranjeira.

Menina da poupa alta,
Ponha-lhe um ramo de murta
Que anda agora muito em moda
Meia branca e saia curta

Agora tenho que saber gerir este "néctar das Deusas" porque o volume não é "elástico"!





1 comentário: