sexta-feira, 3 de junho de 2016

Entre Mortos e Feridos sempre havemos de salvar algum...cardo! ...ou ...assim temos a Cynara Salvada!

A lenda relatada pela Isabel Horta sobre a Salvada, serve-nos de mote para inspiração...e motivação. O título desta crónica, aliás toda esta crónica é da Isabel que a par do café do mercado foram os melhores postais que trouxe da Salvada. Agora sempre que formos a Beja, já não passamos sem ir almoçar à Salvada para estarmos a Salvo..."Salvo Seja"....ou "Salvo Beja"!

"Salvada, deve o seu nome a uma lenda que conta que por ficar num "cova" e tendo os Mouros vindo em debandada dos lados de Beja após perderem uma demanda com os cristãos e destruindo tudo no caminho vieram assentar arraiais no Vale da Gerra (ainda hoje tem esse nome e é onde se localiza o cardo), bem junto à povoação, que por ficar na dita cova e não ser visível  foi "salvada" da fúria dos guerreiros. Cansados da batalha ali pernoitaram. Os habitantes locais utilizando uma ervas que ali cresciam (possivelmente sargaços) queimaram-nas, o que deixou os mouros ainda mais dormentes e sofrendo um ataque surpresa foram assim aniquilados."

Hoje se a guerra se repetisse queimavam papoilas brancas, para adormecer os mouros ou os troikanos,  mas não se esqueçam que foram os "cardos" que salvaram os escoceses dos vikings e bem podiam ter sido aqui os cardos também os salvadores. Eu não sou bruxo nem adivinho, mas acredito que o cardo possa vir a ajudar ainda mais a Salvada e eu darei todo o meu apoio à Isabel.

Um terra destas com uma freguesa tão humilde e generosa mostra bem o seu valor e potencial. (Tenho um respeito enorme pelas juntas de freguesia, aliás o meu sogro foi presidente numa junta em Viseu mais de duas décadas). E uma terra que trata tão bem os seus "mayores" como as suas crianças é uma terra de futuro. Eu não consegui tirar uma foto do jardim de infância da Salvada, mas conheço poucos com aquela dignidade e...imagino a alegria que vai lá dentro.

A Isabel faz jus ao nome, vai à Horta todos os Dias e eu prometo que lhe faço chegar uma seleção das melhores sementes de cardo que tenho para que a salvada seja uma pool da biodiversidade genética do cardo e eu tenho a certeza que a Isabel os vai tratar melhor que ninguém...ao pé da sua Horta todos os dias para colher a melhor flor que alguma vez se viu alguém "colher"! Das tais que basta colocar duas... "colheres"... de café.

Eu não sou de fácil relacionamento, mas a Salvada ficou-me com uma parte do coração! Mas acho que prescindo bem de uma "cavidade auricular" para viver! Só é pena é a Salvada ficar nos Quintos.

A propósito o nome da empresa da Isabel e do Luis só podia ser "Erva doce"...parabéns!






Sem comentários:

Enviar um comentário