quarta-feira, 1 de junho de 2016

Se o cardo não estiver a salvo está a ...SALVADA...vá-se lá saber porquê!

Ontem fomos a Beja,  aprender mais do que ensinar, com o CEBAL, com a Universidade de Évora e com o IPB (não de Biseu mas de Beja). Faz-nos bem trocar impressões e aprender com a sensibilidade e a vontade da Isabel (da Junta da Salvada) que este ano salvou alguns produtores de queijo Serra da Estrela com o seu cardo colhido com toda a mestria. A propósito a Salvada é uma grande Terra que me deixou as melhores impressões, quer as pessoas (os tais Alentejanos que admiro!), quer o Café do Mercado, o cinema Monumental... Por coincidência é também o terra do pai do "David da Vidigueira" que foi um dos nossos alunos que deixou saudades a par do Courela que irá ajudar a Universidade de Évora a localizar cardos. À Fátima agradecer toda a confiança e os ensinamentos. Desejar as maiores felicidades ao projeto e àqueles que o vão levar a efeito ajudando a valorizar o cardo no seu todo. Todos sabem que podem contar com o meu apoio, sendo que vou aprender muito mais do que ensinar. E prometo que vou saber o nome de todos os elementos da vasta equipa que inclui, a Carla, a Cristina,.... as alunas, e podem-me tratar por João Paulo que não me importo. Esse é o meu espírito, de partilha e de colher o máximo de impressões e sensibilidades, acima de tudo para transmitir aos meus alunos que me acompanham sempre que podem. A agricultura naquela zona mudou muito, mas se calhar ainda não tiraram tudo o que o cardo pode dar e é um regalo verem-se campos de papoila branca e uma pena não se verem campos de cardo. Devemos aproveitar o ensejo para apresentar um projeto conjunto ao Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos no desenvolvimento de "Cidades e Regiões com Conhecimento", muito provavelmente juntando o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Mas um dia surge o futuro e quem apostar primeiro ganha a dianteira e o respeito. À minha escola e ao meu Presidente por me ter libertado e dado as condições para ir a Beja, ao Zé e à Manuela e por último à minha Presidente do Conselho Técnico-científico, porque além de por vezes ajudar a limpar a cabeça, agora descobriu um milagre para ajudar a limpar...vá-se lá saber o quê!

















Sem comentários:

Enviar um comentário