domingo, 23 de outubro de 2016

Ir à Capela ...no dia dos Melhores Anos

Finalmente ontem decidimos visitar o espaço da Vista Alegre, in situ, em Ílhavo. Não pudemos ter a companhia de um dos melhores cicerones que conheço qualquer que seja o espaço, o meu caro dr. Machado Matos, mas mesmo assim foi uma visita repleta de bons momentos e reconhecimento de todo um trabalho extraordinariamente meritório realizado por José Ferreira Pinto Basto e os seus descendentes que hoje é património da Visabeira.
Mandada edificar em finais do século XVII pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel, a Capela da Nossa Senhora da Penha de França é um dos pontos de interesse da Quinta da Vista Alegre.
Edifício imponente e de bela arquitetura, apresenta na fachada principal uma imagem em pedra ricamente trabalhada da Nossa Senhora da Penha de França, Padroeira da Vista Alegre. No interior destacam-se os azulejos seiscentistas de Gabriel del Barco, os retábulos em mármore e talha dourada e as abóbadas decoradas com belíssimos frescos. No vão da Capela-Mor ergue-se o imponente túmulo episcopal de D. Manuel de Moura Manuel, magnífico trabalho em pedra de Ançã, da autoria do artista Claude Laprade, e um dos elementos de maior relevo desta capela.
A Capela da Vista Alegre foi adquirida em hasta pública a 26 de outubro de 1816 por José Ferreira Pinto Basto e classificada como Monumento Nacional no ano de 1910.
http://vistaalegre.com/pt/t/vaa_VisiteMuseudaVistaAlegre_LugardaVistaAlegre-9













Sem comentários:

Enviar um comentário