sábado, 5 de novembro de 2016

Cynatura...Desenvolvimento do cardo para a criação de soluções inovadoras com assinatura


CYNATURA

Desenvolvimento do Cardo para a criação de Soluções inovadoras com assinatura

Um projeto que cria, desenvolve e aplica inovação e conhecimento técnico-científico multidisciplinar numa espécie com vocações e aplicações míltiplas que, ao promover a valorização nutricional e alimentar, a saúde e bem-estar, a sustentabilidade ambiental e a integração social afirma-se como uma cultura de futuro que se inspira no potencial da biodiversidade e na valorização social dos recursos humanos do território DOP Serra da Estrela.

A planta do cardo apresenta aproveitamento e utilização desde a raiz, caule, folhas, capítulos, flores e sementes. Podemos afirmar que no cardo tudo se aproveita e estamos a desenvolver produtos de diversa índole que procuram maximizar e potenciar cada um dos componentes da planta. Tudo começa no processo de plantação e na escolha das plantas mais indicadas para uma valorização global que promova a produção de biomassa, mas que ao mesmo tempo apresentem elevada concentração de compostos químicos e bioquímicos com importantes aplicações de futuro, sob ponto de vista da valorização nutricional, promoção de saúde e de bem-estar, valorização energética, entre outras.

O cardo é um vegetal com um valor de energia muito baixo, o que representa aproximadamente 20 kcal/100g. Ele tem algumas características nutricionais muito importantes, pois contém quantidades significativas de vitaminas e minerais e certos hidratos de carbono entre os quais se destaca a inulina. O seu teor de água é de cerca de 94% do peso total. A gordura representa 0,1%, os hidratos de carbono 3% e as proteínas apenas 0,7%. Na composição mineral destaque para o potássio, magnésio, cálcio, ferro e fósforo, sódio e zinco. Ao nível das vitaminas, encontramos uma quantidade significativa de folatos que são encontrados em maior proporção, vitamina C, niacina, vitamina B1, B2 e B6 e vitamina A.
Pela sua composição desempenha um relevante papel como propriedades protetor hepático e da vesícula biliar, estimulando a produção de sucos biliares, facilitando a digestão dos alimentos e favorecendo uma maior excreção de colesterol dietético, além de drenar a vesícula evitando a produção de pedras biliares. Pela sua composição em inulina, constituído por moléculas de frutose, é relativamente bem tolerada por diabéticos. O cardo revela ainda a presença de uma diversidade de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, com propriedades antifúngicas, antibacterianas e antitumorais. O cardo pode ainda ser explorado como biomassa pela composição lenhinocelulósica, designadamente na produção de pasta de papel entre outras aplicações. As sementes podem ser usadas na produção de óleo com vocação alimentar e energética e ainda como forragem animal à semelhança das folhas. As flores pela sua elevada concentração em proteases aspárticas (cardosinas), é usado desde tempos remotos na coagulação do leite DOP Serra da Estrela, à semelhança de outros queijos DOP de ovelha Portugueses, sendo de uso obrigatório conforme constante no atual caderno de especificações conferindo uma tipicidade e exclusividade únicas que retrata a sua autenticidade e tradição na produção do Queijo Serra da Estrela DOP (QSE)
Em termos de sustentabilidade trata-se de uma cultura relativamente pouco exigente e resistente, perfeitamente adaptada à tendência de evolução das alterações climáticas, desempenhando um importante papel na prevenção de erosão dos solos, bem como na redução da aplicação de fitofármacos e fertilizantes.

Raíz
As raízes apresentam um elevado teor em inulina, uma fibra prebiótica solúvel em água que tem revelado muitos benefícios no combate à diabetes.

Caule
Os caules que podem atingir mais de 2,5m de altura e 2 kg de peso seco são usados na obtenção de biomassa com aplicações diversificadas, pela rica composição química em lenhina e pela sua estrutura com elevada resistência e leveza que apresenta.

Folha
As folhas que em verde podem pesar 200 g com cerca de 85% de água revelam elevado conteúdo em fibra, cinarina, fósforo, potássio, compostos fenólicos;
Apresentam um extensa ação antibacteriana, antifúngica e antioxidante e atuam na prevenção de doenças tumorais.
As folhas que incluem o limbo e o pecíolo podem ser usadas em fresco ou na forma seca na preparação de extratos, infusões ou na preparação de produtos alimentares.

Capitulo
Os capítulos que podem pesar até 200 g permitem a obtenção de flores e sementes com produções e aplicações muito diversificadas. Cada capitulo pode produzir cerca de 4 g de flor e até 25 g de sementes.

Flor
É a principal vocação da utilização do cardo na região pela sua utilização como agente coagulante de utilização obrigatória no Queijo DOP Serra da Estrela. Apresenta ainda um enorme potencial na área da saúde e farmacêutica.

Semente

As sementes (aquénio) apresentam um peso médio individual de 0,045 g a partir das quais é possível obter óleo com vocação alimentar e energética, com um rácio ótimo de ácidos insaturados, um rácio balanceado de ácido linoleico/oleico e elevados níveis de α-tocoferol que confere estabilidade contra a oxidação.


Sem comentários:

Enviar um comentário