sábado, 12 de novembro de 2016

Ontem fomos a um dos poucos Bancos...onde podemos investir com segurança...os nossos Recursos... Genéticos

O dia 11 de novembro de 2016 ficará para a história como a primeira vez que a ESAV foi oficialmente ao Banco Português de Germoplasma Vegetal numa visita com docentes e alunos dos cursos de Eng. Agronómica, CTEsP de Produção Animal e de Agricultura Biológica. Sabemos que muitos outros alunos gostariam de ter ido, mas infelizmente os lugares do autocarro esgotaram. Acreditamos que haverá uma próxima, pois esta visita foi um "abrir de portas" que irá trazer "sementes" no futuro. Gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores no nome da Eng. Ana Barata a enorme disponibilidade e competência com que nos receberam. Revelaram-nos todos os procedimentos e áreas de investigação desenvolvidos nesta estrutura de fulcral importância para o sucesso da nossa agricultura e onde reside muito do potencial atual e futuro nesta área. Este é um verdadeiro banco, que guarda e preserva mas que ao mesmo tempo investe no futuro e na valorização dos nossos recursos. Todos os outros bancos deveriam ter esta missão. Obviamente que a forma de tirar dividendos económicos também deve ser avaliado e acredito que esta é uma área que poderia ser explorada em diversos domínios, com criatividade e inovação. Já hoje este banco colabora com diversos projetos na área do slowfood entre outros, mas muitas outras áreas haverá onde a divulgação destes recursos através da prova sensorial destes produtos poderia ser uma mais valia na educação dos nossos consumidores e na divulgação das nossas cultivares, variedades, ecótipos como uma real mais valia. Inclusivamente nos programas relacionados com a culinária e com a nutrição. Este repositório é de extraordinária importância para a procura de compostos anti-tumorais, antioxidantes, promotores de saúde muitas vezes que encontramos em variedades específicas. Acreditamos que as áreas da cultura, por mão das tradições que já o fazem, mas também pela estética da arte podem ser formas de valorização de todo este património, 
A breve trecho iremos disponibilizar uma mostra dos nossos recursos genéticos relacionados com o cardo para serem preservados neste banco, no qual acreditamos e estamos dispostos a investir. Também podemos ajudar nas variedades de alfarrobeira que é aliás um dos melhores exemplos na qual a semente tem um papel de destaque na valorização da cultura. É das sementes de alfarroba que deriva o peso do "Carat" (0,200 g) e são estas sementes que possem as melhores gomas do mundo, por via das suas galactomananas. Aqui está um bom exemplo de como as sementes são capazes de ajudar a propagar e divulgar cultura e valor. Os meus alunos são sensibilizados para estas questões e orgulho-me de nas minhas aulas ter sido descoberta a maior semente de alfarroba do mundo com 0,320 g. Agora no cardo estamos a fazer um trabalho similar de caracterização e avaliação da biodiversidade que quando estiver maduro iremos colocar à disposição do Banco.
Aos nossos alunos uma palavra de agradecimento pela forma atenta e pelo saber estar que demonstraram ter e que muito nos orgulha.
A feliz coincidência que termos levado alunos de todo o espectro agrícola e nesse sentido aproveitarmos todo o potencial do Banco também falando sobre o Banco de Germoplasma Animal.
Ás minhas colegas Helena Esteves Correia e Daniela Vasconcelos por terem desenhado um dia de visitas que integrou de forma inteligente áreas aparentemente tão díspares com a produção vegetal e animal.
Mais uma vez o nosso agradecimento a toda a equipa que nos recebeu e muito em particular à Eng. Ana Barata. Estamos ao vosso inteiro dispor.





































Sem comentários:

Enviar um comentário