segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A natureza pensa em tudo...e coloca à mão de semear!

http://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-38021460
http://www.tsf.pt/programa/sinais/emissao/rosas-amarelas-e-hipopotamos-de-todas-as-cores-5607811.html

Existe um site, o asknature.com, que representa um conceito extraordinariamente pertinente que é...se tens um problema para resolver primeiro pergunta à natureza como o faria. Atualmente queixamo-nos muito das alterações climáticas e de outros problemas do foro ambiental e ecológico, criados quase exclusivamente por obra e graça da espécie humana. É óbvio que habitam outras espécies no planeta, mas até o hipopótamo, com toda aquela corpulência parece que tem pezinhos de veludo. Por isso, não terá sido por acaso que este "cavalo do rio" foi escolhido para coqueluche do Continente e também não foi por acaso que hoje o Fernando Alves, o tenha referiu no seu "Sinais" a propósito dos hipopótamos de Mário Vargas Llosa que considerava animais dóceis, de pele macia que apenas ingerem libélulas (sendo herbívoros) e que adoram espojarem-se na lama e fazer amor.
Mas porque é que a natureza pensa em tudo? Cabeceando a bola para longe como fazia o meu amigo João Cavaleiro, nos seus tempos áureos, que ainda perduram, na arte de ensinar e saber estar, queria lançar uma reflexão. Em dois elementos muito queridos para nós, a natureza deu-nos a possibilidade de os poder transformar em expoentes, como sejam o caso do vinho e do queijo, muito em especial o vinho do Dão e o Queijo Serra da Estrela. Como? colocando as leveduras nas próprias uvas para através da fermentação dar origem ao néctar dos Deuses e as plantas de cardo nos pastos por onde deambulam os ruminantes para realizar o processo de coagulação através da ação de proteólise. Para alguns até colocou o coalho no bucho dos ruminantes, é à vontade do freguês!
Para além de pensar em tudo, a natureza, põe tudo à mão de semear....só temos que ser inteligentes, aproveitar e não estragar!

Sem comentários:

Enviar um comentário