domingo, 15 de janeiro de 2017

Aos meus colegas de Mesa...e à linha Editorial da Mesa do Canto...


...Aceitei o convite para colaborar na Mesa do Canto, sem fazer a menor ideia do que me esperava e sem ter expectativas muito altas em relação ao meu desempenho. Julgo que a ideia inicial era ser um programa despretensioso, agradável, de fácil leitura pelos ouvintes e que  a sua realização nos desse prazer e com isso dar prazer aos ouvintes, se é que os há. Não seria para fazermos críticas acérrimas, mas que não abdicássemos dos nossos princípios e fundamentos. A primeira maior surpresa veio com a escolha dos meus parceiros de mesa. Formam uma dupla perfeita, na sua complementaridade e estilo, o "Mister", João Cavaleiro e o "Líder", Luis Caetano, que têm sido sabiamente estimulados pelo "Mestre de cerimonias" e autor desta "loucura", José Luis Araújo. 
Confesso que neste novo ano de 2017, tenho tido alguma dificuldade em posicionar-me no programa, pela qualidade técnico-científica e literária, mas também humanista que tem sido incutida, num ritmo completamente alucinante. Eu efetivamente tenho-me sentido um alucinado e desalinhado, por estar a "leste" de muitas das questões que têm sido versadas, muito por falta de tempo para pensar, mas acima de tudo por falta de pedal. Estou para ouvir, mais do que para dizer. Tenho aprendido a ser um homem de ouvires, mais do que dizeres. Por vezes até me esqueço do pouco que tenho para dizer, como era um dos temas fortes da última semana que era o "Qué Frô?" e que provavelmente quem vai levar com o que eu queria dizer é a Gazeta Rural, é no campo que gosto de estar a fazer gazeta com os rurais e não com os mundanos.
Os meus colegas sabem que sou normalmente o último a ditar o meu tema para o programa e quando o dito, isto para não ser envergonhado quando for o momento da sua discussão em direto for falta de argumentação e estilo para tal torrente de teses e doutrinas que são apresentadas pelos meus pares.
Não me querendo redimir, mas para aprender com os ditames dos meus doutos colegas sobre a matéria, vou anunciar o meu tema para a próxima semana, com muita antecedência, mas depois recordem-me no dia do programa, porque posso já não me lembrar...

"Por imprimirmos sentimento à Ciência, sentimos menos a ciência e seremos menos Ciência"

Quando acharem que estou a atrapalhar, oh Mister! tire-me do campo, ou neste caso da Mesa e ponha-me no canto.

...Um Bem-haja até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário