quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Coconut 3....Outra vez?




http://www.paulomedeiros.eu/coconut/coconut3.pdf


Riscar da Lista…Negra


Que tipos de listas existem?
De toda a qualidade e feitio, com vocações e propósitos extraordinariamente diversos, que vão desde a simples lista de compras até à lista de Schindler, com toda a carga simbólica que esta encerra. Pelo intermeio, temos a lista telefónica onde estão praticamente todos, embora estas estejam completamente em desuso, e em contraponto a lista de convidados onde só estão mesmo os que queremos, respeitamos e admiramos.


O que deve constar numa lista e como dispor?
Em termos gerais, devemos dispor com uma certa ordem de prioridade ou hierarquia embora possa ser, apenas alfabética, para uma leitura mais facilitada. Normalmente, nas listas não devemos repetir itens, nem colocar duplicados, embora também possam existir exceções. Nas listas mais simplistas, caso detetemos alguma repetição, devemos riscar um dos itens para não causar confusão, a não ser que se queira reforçar a importância do elemento e dependendo do interesse de quem faz a sua listinha. Aliás, há itens que só quem faz a lista é que entende, de forma propositada ou não, sendo que o tipo de caligrafia é a forma mais simples de a tornar ilegível.


Onde devemos escrever a lista?
As listas podem ser elaboradas à mão e de forma tradicional, em registo de papel branco, de linhas ou quadriculado, consoante os gostos. Outros usam APP mais ou menos elaboradas com recurso às novas tecnologias e com uma estética e funcionalidades mais expeditas. Outros ainda fazem listas de cabeça, para que ninguém saiba o que querem e ainda há os que não fazem quaisquer listas para não “a riscar”!

Paulo Barracosa


Sem comentários:

Enviar um comentário