sexta-feira, 31 de março de 2017

Cooptados.....Coitados...de nós...

....in Wikipédia....A cooptação é um sistema de organização pela qual uma associação qualquer de pessoas nomeia internamente os seus próprios membros, sem dependência de critérios externos. Em termos muito gerais e teóricos, podem contrapor-se à cooptação, os sistemas de eleição de cargos e de participação em associações, os de eleição por parte de eleitores, os de status social atribuído (direito consuetudinário ou de casta), os de eleição por sorteio e os de adesão livre e direta por parte do interessado.
As instituições de ensino superior têm por norma cooptar pessoas ou instituições de referência, Regional, Nacional e até Mundial para em conjunto ajudarem a delinear uma estratégia de sucesso para as referidas instituições e facilitarem o "abrir portas" e colaborações com empresas, municípios, associações de desenvolvimento, culturais, agências de consultadoria, media, enfim, um sem número de estruturas e entidades, algumas nunca sequer pensadas para este fórum estratégico que em conjunto poderiam fazer um trabalho invejável. Obviamente que às vezes esperamos uma coisa e a realidade resulta noutra, mas esses são sempre riscos que temos que correr. Estes órgãos têm um mandato relativamente longo e por isso tem que se pensar sob ponto de vista estratégico a médio prazo, e não aos circunstancialismos políticos e "bacocos" de vistas tão curtas que possam deitar por terra todo o labor e empenhamento desenvolvidos ao longo de décadas. Colocar os ovos todos no mesmo cesto, não é seguramente a melhor das estratégias, ainda que muitos dos ovos possam ser "xoxos", ou inviáveis. Votar listas em vez de pessoas uninominalmente, "cheira-me" a uma estratégia concertada que pode ser uma faca de dois "gumes", ou como se diz provavelmente por lá de dois "legumes". Rejeitar referências Regionais, como algumas daquelas que conhecemos, trará graves prejuízos no futuro, que já se começam a fazer sentir. Porque "quem não se sente não é filho de boa gente". Dirão que agora têm ligação direta à fonte,... enganem-se porque se não existir uma lobby regional para determinadas áreas estratégicas, não é um contacto circunstancial nacional que o vai ajudar e permitir levar a bom porto uma estratégia de futuro para o IPV. Sem dúvida que os nomes deveriam ser votados um a um até porque acredito alguns poucos seriam transversais e se estes não existirem é porque alguma das ditas listas não estará bem feita ou "cozinhada". Eu defendo a "alfaiataria de luxo", já o tenho dito, e não o "pronto-a-vestir", mas neste caso parecem estar a querer colocar "gordos" e "magros" todos a vestir o 52 e quando tirarem a fotografia para o posteridade, vai ficar uma rica figura, o que vale é que depois irão pedir ao gabinete de imagem para usar o Photoshop, mas deve ter que ser uma versão avançada que ainda está por sair, porque com os meios que temos não vai ser possível disfarçar tanto defeito...tanta "calça curta" e tanta "manga comprida". O "aperto dos botões na barriga", já é apenas uma questão de pormenor.
Dos nomes que se sugerem, há deles que conheço muito bem o seu histórico, coitados de nós que os vamos ter como "cérebros estratégicos pensantes". Servem muito bem para os seus interesses próprios, pouco têm servido para aqueles a quem devem dar contas nos pelouros que têm exercido. Acabam aqui as minhas intenções de procurar arranjar soluções um pouco por ditame inato, a partir de agora calar-me-ei e procurarei buscar fora do IPV a solução para o meu futuro e dos meus...Desejo os maiores sucessos para a Lista....e para todos aqueles que se vão Alistar....sejam de que lado for...


Sem comentários:

Enviar um comentário