domingo, 5 de março de 2017

Nem sempre há sol... na Casa da Ínsua

Entre as honrosas excepções que há certamente neste país não posso deixar passar um caso que verdadeiramente me surpreendeu.
Há alguns anos o Grupo Visabeira adquiriu um palacete do século XVIII pertença de uma família descendente de um Governador e Capitão General de uma região do Brasil concretamente da região de Cuibá e Mato Grosso.
Mandou esse Governador construir, na Região da Beira Alta, na povoação de Castendo, hoje Penalva do Castelo, uma residência segundo planos por ele definidos.
O Grupo Visabeira que aí criou um Hotel de Charme (Hotel Casa da Ínsua) procedeu a um restauro exemplar do edifício, dos seus envolventes e do seu precioso recheio. Nada do original foi destruído, deitado fora ou considerado de 1ª, 2ª ou 3ª classe.
Tudo isto vem a propósito do conjunto de Relógios de Sol existentes na Casa da Ínsua que além de variados se encontram num bom estado de conservação.
Há, contudo, um pormenor que me levou a escrever este artigo. Num pátio avarandado sobre os belos jardins da casa, além de um bonito relógio de sol Vertical Sul apoiado numa pedra saliente da parede afim de conseguir uma orientação correta, existe no chão desse pátio um bloco cilíndrico de granito com uma pedra calcária circular onde é notória a passagem do tempo.
Porque terá ficado ali aquele bloco com uma pedra rachada e com marcas de furações?
Aquela “velharia” não foi retirada e permitiu que uma cuidada e leve limpeza revelasse linhas horárias de um relógio de sol assim como o posicionamento das furações leva, julgo eu, a poder-se afirmar que se está em presença do que resta de um Relógio de Sol de Canhão que com o seu disparo de “Pólvora Seca” indicava o Meio-Dia Solar.
Este relógio de sol será provavelmente do período da construção da Casa da Ínsua pois foi por essa época (1785) que este tipo de relógio de sol foi criado e tudo indica ter sido invenção de um engenheiro francês de nome Rousseau.
Os estragos na pedra base resultam da corrosão dos componentes metálicos deste tipo de relógios.
Os meus parabéns ao Grupo Visabeira e um agradecimento especial á sua Administração pelas facilidades que me foram dadas para o estudo dos Relógios de Sol da Casa da Ínsua e pela Visita Guiada que me foi proporcionada e me fez percorrer os séculos XVIII, XIX e XX pelos caminhos desta Família de Beirões que nos legou um excelente património.+
As imagens que se seguem são dos Relógios de Sol da Casa da Ínsua, Hotel de Charme em Terras de Castendo.
Artigos


Pedro Gomes de Almeida
Astrónomo Amador e Gnomonista
http://www.relogiosdesol.com/index.php


Sem comentários:

Enviar um comentário