segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sejam Bem-vindos ao IPV e Bem-hajam....pela escolha, prometemos dar o nosso melhor em prol do vosso futuro...

XIV Dias Abertos do Politécnico de Viseu 2017 acolhem 1.350 visitantes
DIAS EM CHEIO NO IPV!
Há mesmo dias assim! Dias que cristalizam o tempo em memórias imperecíveis.
A grande aventura começa já no próximo dia 19 de abril (quarta-feira) e prolonga-se pelos dias 20 e 21 do mesmo mês. Um Instituto Politécnico de Viseu (IPV) de braços bem abertos à comunidade acolhe 1.350 ilustres visitantes provenientes de 24 escolas secundárias, profissionais e básicas dos distritos de Guarda, Lisboa e Viseu.
Sejam bem-vindos ao Politécnico de Viseu!
Recebidos com sorrisos ao ritmo da sonoridade entusiasmante das tunas académicas, os participantes são conduzidos através de uma viagem inesquecível pelas cinco escolas superiores do IPV. Périplos que dão a conhecer as valências, os laboratórios, os projetos científicos que estão a ser desenvolvidos e toda a informação indispensável sobre os cursos e as áreas de estudo, mas que também proporcionam a oportunidade de presenciar e participar em aulas a decorrerem, dialogar com professores e alunos, manusear e interagir com equipamentos diversos, realizar experiências e análises laboratoriais, visitar diversas exposições temáticas e participar numa panóplia de atividades de interação pedagógica, didática e cultural.
No decorrer das visitas vão poder ainda conhecer como se faz o biodiesel, descarregar aplicações informáticas desenvolvidas pelos alunos, verificar como se podem projetar/comandar robots e interagir com eles, saber como se faz simulação empresarial ou como se podem controlar inundações provocadas pelas cheias, conhecer projetos de multimédia e de design de mobiliário ou a história das telecomunicações desde os primórdios até aos dias de hoje, ver como se projetam e fabricam novos veículos menos poluentes, participar em atividades de serigrafia, atelier multimédia, oficina das TIC, entre outras. No dia 20 de abril poderão também assistir ao TEDxESEV em streaming.
Na Quinta da Alagoa, e em perfeita harmonia com a natureza, os nossos visitantes terão a oportunidade de acompanhar os trabalhos a decorrer com os alunos na estufa de culturas hortícolas, algumas operações de maneio nas diferentes espécies animais e executar atividades laboratoriais onde, por exemplo, a Química dos Alimentos será abordada de uma forma pedagogicamente interessante, sem esquecer uma experiência e oportunidade únicas de ver e sentir as cores e os aromas da floresta envolvente da fabulosa Lagoa das Garças.
Seguramente dias muito especiais para guardar na memória de todos os participantes, provenientes dos Agrupamentos de Escolas de Fornos de Algodres, Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Pinhel, Resende, Seia, Tondela "Cândido Figueiredo" e "Tomaz Ribeiro", Vila Nova de Paiva; Escolas Profissionais de Lamego, Profitecla, Serra da Estrela, Tondela, Torredeita e Instituto de Gouveia – Escola Profissional; Escolas Secundárias de Cinfães, D. Martinho Vaz Castelo Branco, Emídio Navarro, Gil Vicente, Viriato e do Serviço de Formação Profissional de Viseu.
Os Dias Abertos do IPV
O objetivo do evento consiste em proporcionar aos alunos do ensino secundário e profissional, eventuais candidatos ao ensino superior, mas também aos estudantes do 9º ano, professores e psicólogos, um primeiro contacto ou aprofundar o conhecimento sobre o quotidiano do ensino superior, através de uma visita guiada ao campus Politécnico e às 5 Escolas Superiores do IPV em plena atividade académica: Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.
Ver em direto, observar, ouvir, tocar, questionar, vivenciar. Sentir o pulsar do mundo académico ao vivo, pelo contacto direto, recolher e processar informação fundamental para mais tarde decidir melhor.
Ao longo das treze anteriores edições o IPV recebeu mais de 17.000 visitantes provenientes de 270 grupos de participantes de agrupamentos, escolas secundárias e profissionais, que em muito honraram a instituição com a sua presença.
Informação adicional em:
Joaquim Amaral | Comunicação e Relações Públicas • IPV

Sem comentários:

Enviar um comentário