sábado, 8 de julho de 2017

Ganhar pode não ser tudo, desde que o façamos "A CIM" em 7 min....Obrigado a Todos pela Oportunidade...

A CIM Dão-Lafões promoveu um concurso de ideias de negócio que terminou no dia 7 com a apresentação dos 12 finalistas. Parabéns aos vencedores que, para o júri soberano, foram os melhores. Curiosamente, a ESAV fico muito bem na fotografia por constar no primeiro prémio pela mão do "Famit" e indiretamente no terceiro através do Eng. Rui Coutinho com "Turn Berry", embora a contragosto, a quem quero endereçar os meus sinceros parabéns. Existem outras referências que gostaria de fazer, designadamente à "4 Animal", "Molier:" e "Justinjoy" em relação ao brilhantismo das apresentações, uma palavra de apoio e incentivo.  Ao Fausto e à Carla dizer que foi um prazer conhecer-vos e que vamos conversa no futuro.
Sobre os formadores, agradecer a todos, mas há um em especial a quem devemos um Enorme Obrigado não só pelo transmitir de conhecimento, mas acima de tudo pela forma,... Carimo Rassal!
A alguns elementos do júri, sugerir que procurem conhecer melhor o potencial da região, olhando de dentro para fora e não de fora para dentro, embora isto por vezes também seja importante.
Aos meus Amigos que nos ajudaram de uma forma dedicada e incondicional a mim e à minha aluna Manuela Antunes, uma abraço Apertado. Estes amigos fazem de tudo, sabem que os tenho no coração e a eles tudo lhes devo e que gostaria de os referenciar não por uma qualquer ordem hierárquica: André Domingues, António Machado Matos, António Figueiredo, António Pinto, Carlos Lopes, Edite Lemos, Emília Dias, José Luis Araújo, João Cavaleiro, João Madanelo, Jorge Martins, Jorge Oliveira, José Matias, Luisa Martins, Manuela Alves, Maria de Fátima, Maria do Céu, Paula Valente, Paulo Medeiros, Silvério, Manuela Soares, Yulyia e tantos mais que sabem que estão sempre presentes. 

Há mais de cinco anos, que temos vindo a desenvolver um projeto em colaboração com um conjunto de queijarias (Germil, Casa da Insua e Sabores e Ambientes) e instituições de referência regional e nacional com o propósito de produção de flores de cardo para auxiliarmos a manter viva a tradição do uso da flor de cardo como agente coagulante no fabrico de queijos. A flor de cardo como agente coagulante tem um enorme potencial de crescimento futuro pelas limitações de grupos de consumidores no uso de coagulantes de origem animal por questões religiosas, dieta ou oposição a alimentos geneticamente modificados. Para responder ao desafio WANTED-CIM e atendendo a que estamos num mercado cada vez mais exigente no que respeita à qualidade das matérias-primas, inovação nas criações agroalimentares, sustentabilidade ambiental e criatividade na forma de apresentação e consumo, selecionamos o “X-Duets” como elemento de foco para esta candidatura. O Cynatura “X-Duets” (cheese-duets) que privilegia a utilização de flor de cardo como agente coagulante, é um conceito de “tábua de queijos” que valoriza a multiplicidade de origens de leite de raças selecionadas, tipo de tratamento do leite, formas distintas de maturação com um design assumidamente inovador que valorize as experiências de degustação em segmentações diferenciadas de consumidores e mercados numa área que apresenta um enorme potencial de crescimento na região, em Portugal e no Mundo e que promova recursos endógenos da região CIM em parceria com aqueles que consideramos os melhores produtores da região. Estabelecemos parcerias com queijarias de renome regional e nacional, já identificadas, que irão desenvolver um produto exclusivo com matérias-primas selecionadas com base no conhecimento técnico-científico que temos adquirido ao longo destes últimos cinco anos sendo aí que reside o nosso know-how. Estas parcerias são simbióticas porque ambas as estruturas se reconhecem em capacidade sendo que muitas estão limitadas à regulamentação DOP, enquanto o “X-Duets” assume o “DOP”, como “Denominação de Origem Portuguesa” sem quaisquer limitações sob ponto de vista da criatividade assumindo o compromisso da qualidade extrema das matérias-primas mas sem limites à sua criação. Este é um projeto de pessoas para pessoas, e serão exatamente as pessoas que farão a diferença, pastores e agricultores, queijeiras e afinadores, criativos e designers mas também técnicos e investigadores que todos juntos estabelecem redes de sinergias que irão estimular a revolução no setor dos queijos e lacticínios através da criação, inovação e capacidade competindo num mercado regional, nacional e mundial com extrema competência. Temos uma rede já bem estabelecida ao nível técnico-científico, produtivo e comercial que nos permite “sonhar com os pés bem assentes na Terra”, provando que é possível.
























Sem comentários:

Enviar um comentário