domingo, 10 de setembro de 2017

Entradas e...saídas para o Futuro dos IPs

Na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior o IPViseu apresentou um total de 1308 vagas tendo sido preenchidas 823 (62,9%). Das várias unidades orgânicas a ESEV foi a que revelou o melhor desempenho com 288 vagas preenchidas que representam 87,8% do total de vagas apresentadas. Os cursos de Comunicação Social, Artes plásticas e multimédia, Desporto e atividade física e Publicidade e Relações públicas preencheram a totalidade das vagas. Apenas o curso de Artes da performance cultural teve um desempenho menos bom.
A ESSV preencheu a totalidade das 80 vagas do curso de enfermagem.
A ESTGV preencheu 337 vagas que correspondem a 57,3 do total de vagas postas a concurso. Os cursos de Contabilidade, Engenharia Informática, Gestão de empresas, Marketing e Turismo preencheram a totalidade das vagas disponíveis. Pelo contrário o curso de Engenharia Civil não preencheu qualquer vaga.
Com um desempenho deficiente estiveram a ESAV e a ESTG de Lamego com um preenchimento de vagas inferior a 40%. Na ESAV o curso de Tecnologia Animal não preencheu qualquer vaga e na ESTG de Lamego foi o curso de Serviço Social (regime pós-laboral)

O IPPorto foi de todos os politécnicos o que teve o melhor desempenho com um preenchimento de 99,6% das vagas (2999), sendo que apenas 3 das 64 licenciaturas não preencheram a totalidade das vagas. Curioso foi o facto do pior desempenho ter sido o curso de Tecnologia das Madeiras com apenas 3 vagas preenchidas, o que num IP com esta capacidade é um dado relevante.

O IPLisboa teve um desempenho quase irrepreensível com 96,5% das vagas preenchidas num total de 2320 vagas. De um total de 30 cursos apenas as licenciaturas de Engenharia Civil, Engenharia Química e Biológica e Tecnologias e Gestão Municipal não preencheram a totalidade das vagas. Na Escola de Saúde, apenas o curso de saúde ambiental não preencheu a totalidade das vagas.

O IPCoimbra teve um desempenho muito bom com 86,8 % das vagas preenchidas num total de 1708 alunos. Curioso o facto de dois cursos na versão pós laboral terem tido comportamentos completamente distintos. Eng. Informática preencheu todas as vagas e Eng. Eletrotécnica não preencheu nenhuma das vagas.

O IPLeiria teve um desempenho notável com 1625 entradas na primeira fase que corresponde a 85,5% das vagas e com 32 cursos totalmente preenchidos. Não deixa de ser curioso que num Instituto com esta dinâmica o curso de Eng. Alimentar não tenha um único candidato admitido. Na escola de Saúde o curso de Ciências da Informação em Saúde foi o que teve pior desempenho.

O IPSetúbal com 833 entradas (70,4%) revela um bom desempenho tendo tido 13 das 30 licenciaturas completamente preenchidas, com destaque para gestão dos recursos humanos (pós-laboral) com praticamente todas as vagas preenchidas. Também aqui o curso de Eng. Civil não teve nenhum aluno colocado. Também pela negativa o curso de Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação apenas com um aluno colocado o que não deixa de ser estranho pelo potencial instalado na região.

O IPViana do Castelo teve um desempenho mediano com 656 vagas preenchidas (67,4%). Novamente pela negativa os cursos de Eng. Alimentar e Eng. Civil aqui numa vertente conjunta com o ambiente. Também as áreas das energias renováveis a não surtirem efeito. Pela positiva os mesmos de sempre, Turismo, Educação Básica, Gestão, Organização e Gestão de Empresas, Marketing e Desporto e Lazer.

Posição do IPViseu com 823 vagas preenchidas na primeira fase do concurso (62,9%).

O IPSantarém em termos gerais teve um desempenho mediano com 595 entradas (61,2%) e cinco cursos com as vagas totalmente preenchidas, Gestão de Empresas Marketing e Publicidade e três na área do desporto, Desporto de Natureza e Turismo Ativo, Treino Desportivo e Desporto, Condição Física e Saúde. Podemos aqui encontrar alguns exemplos de sucesso e que nos podem fazer pensar um pouco sobre os caminhos a seguir, criando sinergias entre as áreas do desporto, alimentação, turismo, lazer, saúde e promoção do bem-estar.

O IPGuarda teve um desempenho mediano com 384 entradas que corresponde a 56,5% do total das vagas apresentadas a concurso, sendo que apenas o curso de gestão preencheu a totalidade das vagas.

IPCastelo Branco preencheu 487 vagas correspondendo a 55,3% das vagas disponíveis.

IPPortalegre preencheu 312 vagas correspondendo a 52,8% das vagas disponíveis.

IPBeja preencheu 238 vagas correspondendo a 50% das vagas disponíveis.


O IPTomar foi o que teve no geral pior desempenho com um preenchimento de 39% das vagas num total de 186 candidatos. Não deixa de ser estranho que cursos de licenciatura como Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Informática e Tecnologias Multimédia tenham tido muitos poucas vagas preenchidas.  A proximidade com o IPLeiria não deixa de ser um grande constrangimento para o crescimento deste instituto.

IPBragança foi o que percentualmente teve o pior desempenho com um preenchimento de 37,3%  embora em relação ao número de vagas preenchidas esteja logo atrás do IPViseu com 711 vagas.










Sem comentários:

Enviar um comentário